sala de estar

Mudança de hábitos e planos de Ano-novo

Vai chegando o fim do ano, a gente fica naquela nostalgia, faz balanço do ano, faz planos de futuro. E no meio desse enorme esforço mental, lembrei de um post que estava lá guardado na gaveta de prováveis posts futuros. Faz uns anos eu ganhei umas gravações do Anthony Robbins, um guru da motivação e PNL. E como acontece com os temas que eu gosto e que não me saem da cabeça, acabei ganhando e lendo outros livros sobre o tema. Verdade que ainda não dediquei tempo e energia suficientes para a coisa – se não já estava milionária – mas isso não me impede de deixar aqui algumas idéias, que como diz uma amiga, valem o que vocês pagaram por ela.

A idéia mais importante que aprendi e que vai um pouco contra o sentido comum é que o cérebro faz um esforço maior para evitar uma consequência negativa que para conseguir uma positiva. Assim, para mudar um hábito que se quer deixar, ele ensina a criar âncoras negativas. Exageradamente negativas. Pode mesmo criar uma lista de tudo decruem que vai te acontecer se você continuar com esse hábito que você gostaria de abandonar. Este ano eu quis deixar de tomar café, ou pelo menos não deixar que esse hábito se tornasse um vício, um dreno de energia. Na verdade, essa era uma dica de outra coach, Talane Miedaner e eu queria ver como ia ser. Porque eu tinha chegado a um ponto em que não podia trabalhar sem tomar aquele cafezinho no trabalho, por mais mixuruca que fosse. Aí a colega vai dizer que eu sou exagerada, que um café só não faz nada. Aí entra o PNL, se você não acha que é ruim, você não tem um aliciente para mudar. Então associei o café a uma perda de tempo, a uma falsa sensação de energia, a uma forma de perder o controle sobre meu nível de energia e capacidade de trabalhar e me sentir bem. E como é necessário um cravo para tirar outro, troquei o café por 15 minutos de ioga de manhã. Me da energia e disposição, mesmo depois de uma noite horrível ao lado dos meus amores. De verdade. Que tal tentar alguma coisa nova ano?
A outra coisa que aprendi e que queria compartilhar, tem a ver com a lista de desejos do Papai Noel. Outra vez faço um paralelo entre Anthony Robbins e a Talane Miedaner. Ela propõe fazer um jogo, em que devemos escrever uma lista de 100 coisas que queremos ser, fazer ou ter, se não tivéssemos que nos preocupar com o dinheiro. E ir analisando cada desejo e descartar coisas que trazem um custos escondidos muito altos. Como exemplo ela usa um carro esportivo, que tem um custo de manutenção muito elevado em comparação com os benefícios que te podem trazer. Ela diz que no fundo queremos coisas para satisfazer uns desejos, umas necessidades, como amor, atenção, valorização, respeito, etc. Já o Anthony Robbins diz, um pouco na mesma linha, que quando desejamos coisas, o que queremos é ter sensações, experimentar momentos de prazer. Para ele, e através da PNL, é possível alcançar este estado sem ter que possuir nada novo. O carro esportivo, o telefone novo, a casa na praia, viajar, se traduzem em liberdade, poder, conforto, crescimento pessoal. Sentimentos que nós fazem sentir bem porque já nos sentimos assim outras vezes. Lembrar desse momento com corpo e mente é uma forma poderosa de voltar a experimentar aquela sensação e utilizar essa energia para conseguir realizar as mudanças que você se propuser. Entender quais as sensações que buscamos e em que ordem de prioridade é essencial para sair do círculo vicioso de sempre querer mais e mais coisas.
Esse ano de 2014 eu quero mudar de trabalho, ou pelo menos começar uma mudança de vida nesta direção. Quero fazer algo que tenha um impacto positivo na vida das pessoas e que seja criativo. Quero ir ao Brasil e ver minha família e meus amigos, mostrar pro Marido, A e B um pouco mais desse Brasil brasileiro. O primeiro passo é entender os sentimentos que me impedem abandonar minha atividade atual. E o segundo é ter um plano para economizar dinheiro. E vocês? Quais são seus planos de Ano-novo?

20131221-015446.jpg

20131221-015510.jpg

20131221-015534.jpg

Um comentário em “Mudança de hábitos e planos de Ano-novo

Deixe um comentário

