As aventuras de Mini e Maxi · Barcelona · Catalunha

Fevereiro, tem Carnaval! ou, de porque eu gosto de morar na Catalunha

carnaval

E falo Catalunha não por outro motivo, mas porque apesar de que a Espanha tem o mesmo tamanho que o estado de São Paulo, é um país riquíssimo em regionalismos. Pois aqui o Carnaval é muito celebrado, com festa na rua e nas escolas, fantasia e danças.  A festa, que começa na quinta ou sexta, é presidida pelo Rei Carnestoltes, o nosso Rei Momo. O Rei da Folia pode assumir a forma de vários animais, entre eles o Galo, como na minha cidade, ou a Sardinha, nas cidades costeiras. O Galo sai em desfile pela cidade e toma o lugar da prefeita, presidindo-a e dando toda sorte de ordens extravagantes, durante os dias de festa. Na terça-feira acontece um julgamento, no qual o galo é sempre condenado (e nós também, porque devemos voltar à “normalidade”). Na manhã seguinte, um autêntico enterro encerra os festejos e marca o início da Quaresma. Nas escolas, o calendário muda um pouco. O Rei chegou na sexta-feira e as crianças tinham que levar apitos e chocalhos, para receber  o Rei Carnestoltes. Durante esta semana, ele manda as crianças vestirem de forma diferente: um dia de chapéu, outro com a cara pintada, ontem a Ana tinha que ir de peruca, hoje foi de pijama. E na sexta-feira fazem o desfile, que corresponde ao enterro, encerrando o festival.  Nas cidades que celebram esta festa, o fim-de-semana tem festa, baile, desfile, para grandes e pequenos.  

Antes de ser mãe, eu, que no Brasil fugia da folia carnavalesca, batia ponto todo ano no Carnaval de Sitges. Tem festa pra criança também, só tem que achar a programação, juntar a fantasia, confete e serpentina e cair na folia!

Anúncios

Um comentário em “Fevereiro, tem Carnaval! ou, de porque eu gosto de morar na Catalunha

  1. Mudou o layout do blog! Ficou bom! Interessante a versao catala do carnaval. Parece divertido. Na semana passada teve carnaval de rua aqui no bairro. Con trio elétrico e tudo. O Francisco viu e ficou meio assustado com o barulho. O carro parou aqui na frente e o cantor atacou de Tim Maia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s