As aventuras de Mini e Maxi · cozinha

#comidadeverdade

Ia fazer um post contando minhas pequenas obsessões e de como as alimento na Internet. Mas veio a vida e acho que para não deprimir as leitoras vou falar de uma coisa por vez. Hoje é dia de contar minhas peripécias na cozinha, com e para Ana.
Perguntei se ela queria ver o leite virar iogurte. Os olhinhos se iluminaram. Ela me ajudou a contar as xicaras de leite e por na panela para esquentar. Depois me ajudou a misturar o iogurte e por no forno para passar a noite. Dia seguinte, mostro o resultado e ela não quis provar, mas acho que ela gostou do truque.
Quer fazer em casa? É bem facinho, fica uma delicia e é o mais natural que você pode conseguir.
8 xicaras do melhor leite que você encontrar. Pode ser até leite cru.
1 xícara de um bom iogurte, sem sabor e o mais natural possível.
Panela com tampa e forno.
Ferva metade do leite e misture a outra metade fria. Esta é a temperatura que você deve manter para que ocorra a fermentação. Misture bem o iogurte, feche bem a panela e deixe toda a noite dentro do forno desligado, com a luz acesa.
Fica um pouco líquido, más cremoso. Para ficar mais denso, dizem que se deve coar com um pano. Eu não tentei. Outra dica é misturar leite em pó no leite que vai ferver, para ficar mais cremoso.
Pode dar errado? Sim! Se ferver demais, se esfriar demais. Mas o custo de encontrar o ponto certo é baixo, então acho que vale a pena.
Faço toda semana e acho que estou ficando viciada… A próxima brincadeira vai ser fazer mantenga!

2 comentários em “#comidadeverdade

  1. Oi Mariana, faço muito aqui em casa – às vezes deixamos assim, dá para bater com frutas ou mesmo colocar sal, picar um alho, hortelã fresca e pepino (à moda turca) para comer como molho de salada; outras, depois que tiro do forno coloco uma noite na geladeira, para ficar mais consistente, depois côo (?é assim que escreve?) num pano de saco fino, deixo escorrendo o soro de um dia para o outro – aí funciona como um patê/o que chamam de coalhada seca – geralmente amasso com sal, azeite de oliva, um pouco de orégano, uma pitada de mostarda e cheiro verde picadinho…, mas pode misturar o que quiser, outras ervas, tomate seco picado, etc… o resto deixo por conta da sua criatividade..bjs

    1. Vânia, deu água na boca! Eu pensava que o tatzik era grego… Esse molho de iogurte e pepino. Por enquanto eu só como com geléia, granola, oí batido com fruta. Mas não passo uma semana sem fazer.

Deixe um comentário

