As aventuras de Mini e Maxi · desfralde

Festa Junina

festa junina by mari_aquino
festa junina, a photo by mari_aquino on Flickr.

Esse fim-de-semana tinha como projeto várias atividades culturais com a Ana e a execuçao de um plano muito importante que vinha vindo já de alguns dias. Eu sabia que tudo, tudo nao ia dar pra fazer, mas com as expectativas lá em baixo era fácil que o resultado fosse plenamente satisfatório.

Pra começar, resolvemos levar a sério a história do desfralde, coincidindo com o início do calor – mais tempo para a adaptaçao – e outros fatores decisivos. Ela já tinha interesse e na escola já estava fazendo todos os pipis e cocos no penico. Controle ela nao tem, mas está aprendendo, entao o lance era a gente – Silviu e eu – cair na real, comprar as cancinhas, o penico portátil e ver o que dava.

Claro que todas as pessoas sensatas do meu círculo mais próximo – aquelas que felizmente dao opiniao até quando nao sao chamadas – entre elas a Flávia, minha mae e minha tia Zilah, acham que é cedo demais. Acham que ela só está brincando e que nao tem capacidade cognitiva para levar a cabo esta missao. Entao porque eu, que estou um pouco de acordo com elas, resolvi seguir em frente? Porque sou teimosa e quero mostrar que estao todas erradas? Porque sou do contra? Nao. Nada disso. Respeito, entendo e anoto tudo que essas e outras me dizem, mas neste caso meu pensamento foi esse: primeiro, se nao der certo a gente volta. Segundo, cada criança é um mundo e algumas com 15 meses já sao capazes, a Ana já tem 20. Terceiro, o interesse partiu dela.

Entao, depois de uma semana de debate, a professora disse que se a gente quisesse testar no fim-de-semana ela podia começar na sexta-feira. Foi um ultimato daqueles bons, tipo começar regime na quarta-feira, e aí quando vi já era. Ana sem fralda para o fim-de-semana. O truque é nao esperar a criança pedir, lógico. É a gente que tem que levar a cada hora. Foi aí que a coisa pegou, porque a Ana quer ser independente, quer dizer ela quando é a hora e às vezes nao dá certo. Com isso, levamos algumas roupas molhadas, mas acho que estamos no bom caminho.

Daí que o primeiro programa cultural era um daqueles convites irrecusáveis. Flávia ligou pra falar de uma festa junina brasileira, organizada por uma associaçao de pais de brasileiros em Barcelona. E fomos, Joao estava um lorde do sertao, treinando para gala de novela, o sotaque original ele já tem. E a Ana é essa que vcs podem conferir na foto, uma princesa no agreste, daquelas que só querem sombra e água fresca. Nem comer – havia uma mesa cheia de gostosuras – ela quis, só suco mesmo. E lá de longe ela via um movimento, vinha ver o que estava rolando e voltava para o seu camarote. Naturalmente eu aproveitei muito mais que ela e espero que essa festa aconteça de novo no próximo ano porque a felicidade é feita de coisas simples.

E aí o sucesso do fim-de-semana acabou aí, porque antes mesmo de sair de casa, a tapada aqui dei um chute na grade da varanda e só nao deixou de ir à festa porque enquanto está quente nao dói, né gente? É quando esfria que a dor vem e eu achei até que tinha quebrado. Aí vem outra vez meu lado teimoso e nao fui no pronto-socorro, mas cancelei o programa do domingo, repetir a companhia de Joao e Flávia, dessa vez num festival de música de vanguarda, o Sonar Kids, versao mirim do famoso festival de Barcelona. Nao fui, mas confesso que a frustraçao era mais minha que da Ana, entao acho que ano que vem a gente pode tentar de novo. Agora dá licença que eu vou lá na Flávia ver o que ela achou do festival!

6 comentários em “Festa Junina

  1. Muito lega o blogl!!
    Que bom que vc gostou da festinha! Sugestões e críticas são bem-vindas! Ainda mais agora que vc é um membro da Associação…
    Bjo

  2. Foi legal, né? Eu tambem curti, e o João idem.
    Puxa, que pena que vocês não foram, a Vanessa foi e comentou que não tem jeito de vocês se encontrarem, quando uma pode a outra não. O sonar foi legal, principalmente na primeira hora que estava mais tranquilo, e a grama menos concorrida, depois foi ficando meio crowd. só faltou vocês! bjs

Deixe um comentário

