As aventuras de Mini e Maxi

Shantala

masaje shantala 2

Falando em massagem para bebês, acho que nunca falei, ou pelo menos não o suficiente, desse hábito maravilhoso que é massagear os bebês. Aprendemos – Ana e eu – no curso de pos-parto e praticamos nas aulas de ioga e também em casa. A Ana curtiu muito até lá pelos seis meses, quando estar sentada e virar pra cima e pra baixo passaram a ser coisas muito mais interessantes que estar lá esticada esperando a massagem.

Mas agora resolvi retomar o hábito e é maravilhoso! Ela até sai do banho antes se digo que é pra fazer massagem. Adora a parte das pernas e se relaxa tanto que acaba fazendo xixi. Fazemos a mesma sequência que aprendemos lá atrás quando ela tinha só poucas semanas, mas o prazer é o mesmo. Pernas, pés, cada dedinho. Depois a barriga, o peito, os braços. então e cara e as costas. E pra terminar, passo a mão suavemente por todo o seu corpo e ela não pode evitar rir. Deve ser bom demais. É mais rápido do que eu gostaria, mas ela já está com tanto sono que não dá pra puxar mais.

Nota prática: para o sucesso ser garantido, mantenha o quarto em uma temperatura mais para alta – mais se o bebê é muito pequeno – porque os bebês sempre tem frio. Luz suave, música relaxante e um azeite de amêndoas, pra aquecer e deixar um cheirinho suave. A intuição aqui é a melhor professora, já que o mais importante é o tato. Mas se quiser ver como a Shantala faz, há livros e vídeos sobre o assunto. Nao se assuste porque às vezes parece que ela põe força demais. É assim mesmo, aos bebês menores às vezes tem que saber apertar, porque se passa a mão muito de leve eles se incomodam. Deve ser como se alguém estivesse fazendo cócegas. Parece que estes movimentos vigorosos criam uma lembrança para a vida inteira.

Anúncios

6 comentários em “Shantala

  1. Aqui em casa foi a mesma coisa: ali pelos 6 meses Emília não quis mais massagem. Mas estou reparando que em breve ela vai querer de novo, porque às vezes ela está de bruços, de preguicinha, e eu começo a esfregar as palmas das mãos nas costas dela. Ela adora.
    E quando ela vir o irmãozinho recebendo a massagem, então… com certeza vai querer também!

  2. tbm faço massagem no Leo e ele A-D-O-R-A! Ganhei de uma amiga um DVD de shantala e yoga com bebes… e não tinha tido tempo de assistir… aí hj aproveite filho dormindo e marido ausente e aprendi tudo de Shantala… amanhã vou colocar em prática, por que até agora era massagem intuitiva! Tô com tantas saudades de vcs duas! Um beijo bem grande…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s