Catalunha · Viagens

Viajar com crianças – parte 2

Catalonia-Manresa
Image via Wikipedia

Ontem eu terminei contando que quando seu plano inclui uma pequena de 18 meses, pense na lei de murphy e de risada se algo são sair como planejado. Porque vai acontecer. Mas era difícil nao disfrutar do jantarzinho a dois, porque o serviço do hotel era excelente e a comida era do tipo criativa, entrava pelos olhos e pelo nariz. Por criativa eu quero dizer que a sobremesa era uma releitura de dois clássicos da comida catalana de “toda-la-vida”: pão com azeite e açúcar e pão com chocolate. Só que assim, menos o pão, que era uma fatiazinha de pao torrado, nada era o que você esperava. O chocolate era uma mousse com trufas – esse cogumelo carésimo típico em alguma região da Itália e também aqui na Catalunha; o azeite com sal veio na forma de sorvete. Ou seja, uma forma conhecida, mas com um conteúdo novo. Me fez lembrar as aulas da incrível Glória na Escola de aplicação, que mais de uma leitora aqui vai se lembrar. Os outros pratos eram assim também, um deles vinha com uma lasanha de manga, e de entrada nos serviram umas tostadas com manteiga de trufas e um capuccino de cogumelos, em que a espuma também era de trufas. Deu pra sacar que esse era o ingrediente principal deste menu temático? Tudo gostoso e bem leve. E se alguém quiser experimentar, não é um hotel caro, nem o jantar. No nosso caso era presente, então não vou falar de dinheiro aqui.

No dia seguinte, o café da manha era sem surpresas. Comida típica catalana para que os daqui sem sintam em casa e os de fora vejam como deve ser. Pao com tomate (pa amb tomaquet), presunto de primeira qualidade, cereais de todos os tipos, pães incríveis – nada a ver com a versão de pedra das padarias – linguiça (llonganissa) e feijão branco (mongetes). Mais iogurte, bolos, croissants, frutas, sucos. Enfim, se está de regime, não vá.

Manresa fica na Catalunha central, a meio caminho entre Barcelona e os Pirineus. É mais frio que o Vallès, onde moramos. Fica nas margens do rio Llobregat, que termina em Barcelona. Este rio é um dos que foi melhor aproveitados na indústria têxtil, desde a revolução Industrial até meados do século XX. Depois as indústrias foram reconvertidas, muitas aproveitaram o rio e as máquinas e viraram indústria de fundição. Só pra dizer que são cidades que tiveram o seu apogeu no início do século XX e por tanto tem exemplos de arquitetura art nuveau, que aqui se chamou Modernismo catalão. Adoro os vitrais e as portas de madeira bem trabalhadas, como a gente encontra também em Barcelona. Além disso, a história vai até o século XII, com exemplos do próprio Monastério, a Seu de Manresa e as pequenas ruazinhas do centro histórico. Também vimos exemplos do Barroco, demonstrando a importância da cidade ao longo da história, e a casualidade histórica de nao ter sido destruída durante a Guera Civil.

Entao, já que a gente nao ia visitar dentro de nenhum prédio, passeamos pelas ruas, vendo como são os imigrantes que representam a população atualmente. Era Carnaval, mas não vimos nenhum desfile, apenas as crianças fantasiadas indo à algum baile que não conseguimos encontrar… Comemos em uma terraza, que a Ana gostou muito porque ficava ao lado de um parquinho. São as pequenas coisas que deixam as crianças felizes.

No terceiro dia, já estava tudo visto e depois de tomar aquele café-da-manha maravilhoso, fomos ver outra cidade: Vic. Fica só a meia hora de Manresa e também tem ótima informação turística. É possível fazer um itinerário à pé e ver todos os edifícios importantes, incluindo um templo romano e as muralhas da cidade medieval. No centro de informações eles também nos deram um mapa dos restaurantes, pra ninguém ficar com fome, nem perdido. É pequena e interessante, quem vem de Barcelona se recomenda vir sábado, que é quando tem o mercado tradicional. Fuet é só um dos embutidos típicos da Catalunha que se faz por ali.

O que a Ana mais gostou foi a escada da Seu. E que o solzinho da tarde batia na sua cara no caminho de volta pra casa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s