As aventuras de Mini e Maxi

O penico, aniversário e uma noite de sono

Só pra demonstrar que a gente está aqui só para acompanhar, que é inútil querer ensinar nada, a Ana resolveu que só quer fazer cocô no penico. Eu sempre tive curiosidade sobre uma “técnica” que em inglês se chama “EC” (elimination-communication), de famílias que põem os bebês para evacuar no banheiro desde recém-nascidos. O objetivo / benefício eu desconheço, mas parece ser que se trata mais de ouvir / sentir que treinar. É um exercício duro de reconhecer os sinais enviados pelo bebê, acho que o maior benefício deve ser a conexão infinita criada entre o bebê e o cuidador principal. Como eu só pensei nisso agora, nunca tinha pensado em aplicar a técnica, mas sempre acompanhava o desenvolvimento de uma mãe que a aplica. E eu achava super legal que o bebê dela tinha um penico no quarto tipo cantinho de leitura, com seus livros e tal. E pensei em comprar um pra Ana, só para ela ir se familiarizando com a coisa. Assim quando chegasse a hora não seria um trauma.

Só que aí ela se adiantou e quando a Luzie, sua coleguinha de creche, começou a usar o penico ela voltou pra casa falando caca o tempo todo. Comprei o penico como um brinquedo mais, só que ela levou a coisa a sério e pedia para sentar. Eu deixava, mas vestida. Até que um dia na escola a educadora perguntou se ela queria, ela disse que sim e voilá, cocô no penico.  Aí eu fiz em casa e outra vez, e agora cada dia. Eu acho que ela tem consciência de seu corpo e seus limites e das coisas que ela elimina. Mas não tem controle sobre o processo de tipo segurar o xixi. Nao sei nem se esse é o começo do desfralde ou se é só fogo de palha, fruto dessa capacidade infinita que têm de aprender por imitaçao. Espero que ela se sinta melhor, mais limpa e também independente. E que saiba que estou aqui, atenta!

E nesse caminho de independência, ontem nós tomamos outro passinho. Fomos jantar fora para comemorar o aniversário do Silviu e deixamos a Ana em casa com uma babá. E elas nem se viram porque a Ana não acordou até lá pelas seis da manha. Ela já tinha feito isso algumas vezes, mas não o suficiente pra gente achar que era isso, “a menina dorme a noite toda”. Hoje já está outra coisa, são onze horas e ela já acordou e queria mamá, então atribuo o de ontem ao seu desejo de que nossa noite fosse muito boa. Obrigada, Aninha. Parabéns, papá.

6 comentários em “O penico, aniversário e uma noite de sono

    1. Oi Paloma! Obrigada, é uma foto que a gente fez lá na Romênia e super curti esse bar. Eu meio que achava que se a gente ficasse atenta, essa coisa do desfralde ia mesmo acontecer antes. Depende de como a criança lida com os limites do corpo. A Ana se incomoda muito com algumas coisas, agora por exemplo é ficar com a mao suja. Ela solta um gemido e mostra as maozinhas melecadas de comida pra gente limpar. Eu acho engraçado, porque ao mesmo tempo ela nao tem nenhum problema em pegar coisas do lixo e me deixa louca!

    1. Tchella, te li sim. Antes nao porque só vejo os dados agregados das visitas, nao os links um a um, a menos que você deixe um comentário, como esse. Obrigada! Eu também achava que isso ia ser bem lá na frente, na verdade ainda acho. Isso é só parte do jogo de descobertas, o desfralde ainda está longe porque ela nao tem realmente controle dos esfincteres pra segurar. Ela só sabe que está cehgando mas nao pode fazer nada com essa informaçao. Por isso, fralda nela!

    1. Pat, às vezes eu acho meio exagerado, sabe? Acho que ela veio pra “organizar” a minha vida e entro em “pânico”. Ela nasceu bem entre virgem e libra, entao já viu: conflito pra manter a ordem de tudo e estar de bem com todo mundo!

Deixe um comentário

