As aventuras de Mini e Maxi · desfralde

A fralda de pano e o desfralde

A Ana só tem 16 meses, então claro que não estou pensando no desfraldar, né? Mas acontece que ela tem uma coleguinha que já usa o penico, então de vez em quando em casa ela começa a dizer “caca, caca” e logo depois vem aquele movimento todo de cocô mesmo. E às vezes ela se agacha, assim em qualquer lugar e fico me perguntando se ela está fazendo xixi ou se está só imitando. Enfim, lá no Brasil era verão e nós compramos um penico só pra ela ir brincando. Mas aqui não quero arriscar até o verão chegar. Aí entra a fralda de pano, aquelas que eu tinha largado sem mais explicações. então, nas horas que a gente ficar em casa, eu visto a fralda nela, assim dá pra ela brincar de por e tirar, sentar no penico, etc. Sem nenhuma pretensão, só mesmo para ela se familiarizar com o processo, né? Aí quem sabe eu me animo a ajudá-la quando ela começar a dizer que quer fazer cocô? Acho que é um processo conjunto, mas que a escola e as outras crianças influem muito. A Paloma falou disso outro dia, gostaria de saber também outras opiniões. Qual a sua?

PS. A Paloma perguntou outro dia sobre as fraldas. É que depois de tanto fazer propaganda delas eu meio que comecei a deixar pra lá, quando a Ana entrou na escola. Porque como ela era a única e aqui só tem uma professora pra 10 crianças, já no primeiro dia ela voltou toda assada. Imagino a Ana lá brincando, toda molhada. Mas além disso com essas fuzzibunz no pode usar creme protetor, então enquanto curava o bumbum eu usava descartável. A solução preguiçosa foi mandar a Ana pra creche com a fralda descartável, e deixar a de pano para a casa e para dormir. A gente foi pro Brasil e não levei. E agora que a Ana vai ficar o dia todo fora, acho que vai ser uma das 4 ou 5 que ela usa por dia que vai ser reutilizável. Mas eu me sinto bem de ter levado isso adiante por um ano inteiro.

3 comentários em “A fralda de pano e o desfralde

  1. oi mari,
    feliz ano novo!
    que sorte que a ana já fala umas palavras, a hannah só no idioma dela, mesmo. nem mamae e papai. ontem eu vi ela agaixadinha, fazendo forca. talvez ela tenha visto alguma amiguinha na escola…
    lá ela é a mais novinha, depois dela a próxima acho que é 9 meses mais velha, depois tem mais algumas 2 aneras e o resto, mais velho. entao nao sei bem como ela vai se influenciar, mas nem estou pensando nisso.
    e estou super preguicosa pra ensinar a hannah a comer sozinha. dependendo da textura da comida, deixo ela tentar sozinha, senao dou eu e pronto. mas pelo menos isso eles fazem, lá na escolinha. também porque vai fazer a vida deles muito mais fácil, entao, win-win.
    tem aquelas fraldas da pampers que sao que nem calcinha, tem aí tb? talvez sejam as melhores opcoes pra aprender a ir ao pinico sozinha, nao? a ana já usou estas?
    beijos

    1. Cami, feliz ano-novo pra vocs tambm!

      Nao que a gente ensina a Ana a comer sozinha, mais que ela se recusa a comer se nao assim. Tem que dar uma colher na mao dela, se nao, nao tem jogo. E na escola, mesmo quando ela s ficava de manha, eles tomavam um lanchinho e a cada um por si. Quanto fralda calcinha, aqui nao tem nao, mas eu sei qual porque na Frana sim. Na escola eles j ensinam a tirar, tanto a roupa quanto a fralda, na hora de trocar. A gente repara na hora do banho. Sabe que eu acho super legal turma com idades diferentes? Agora estou pensando em mudar a Ana de creche, porque vou trabalhar em Barcelona e mais fcil pra mim. E l tem algumas escolas meio “alternativas”, que usam esse esquema meio Montessori, meio alemao. Porque a s precisava mudar de novo quando for pra ir pra escola primaria. Se nao, coitada, com trs anos de novo tem que ir pra outra escola. Bom, tchau porque este comentrio j est parecendo post… Beijos! Mariana

      ________________________________

  2. oi mari,
    pois é, essa escolinha que a hannah vai tem como filosfia a “natur pedagogik” e a “gestalt pedagogik”. isso da gestalt é meio difícil de entender, tem que se pasear pela psicologia gestalt. basicamente as criancas criam as regras da casa, sao as “donas” da casa. e tem um jardinzao e vao uma vez por semana à uma “floresta”. tem uma kita montessori aqui virando a rua de casa, mas vaga que é bom… quando voce escrever mais sobre escolinha a gente troca mais figurinha!
    beijos

Deixe um comentário

