As aventuras de Mini e Maxi

Ana na ioga

Atendendo a pedidos – hihihi, oi Paloma! – vou contar das minhas aulas de ioga com a Ana. Começamos porque uma das meninas da LIGA disse que era bacana e naquela época eu estava super influenciável e achava que ia ficar louca sozinha com a Ana. A Silvia é meio hiperativa e de repente nós tínhamos atividades quase todos os dias da semana, mas os passeios da tarde, mas alguma excursao suicida a Barcelona. Em pouco tempo a ioga passou de ser uma atividade mais a ser um momento de paz e tranquilidade, uma pausa mesmo. Começamos com uma aula por semana e agora vamos duas vezes.

Ana e as colegas da ioga, depois do almoço
Ana e as colegas da ioga, depois do almoço

A Anna, nossa professora, é doula e tem um filho de 7 anos. Ela é bem jovem e faz o estilo professora de ioga hippie. A ioga que ela ensina é kundalini, seja lá o que isso signifique. Tem outra mae da LIGA que vai a outro grupo de ioga no pós-parto e é bem diferente do nosso esquema. Vou contar o dela antes para vocês terem uma idéia. Pelo que eu entendi, sao exercícios para fazer com o bebê. Muitas vezes a criança vira um instrumento, é pra levantar, mexer, jogar. É interessante porque o que se aprende na aula depois dá pra repetir em casa em forma de jogo, de brincadeira. Imagino que o modus operandi seja mais ou menos parecido, ou seja, a mae segue o ritmo do bebê. Quer dizer, se o bb quer dormir, comer ou precisa trocar, você para, depois volta.

Essa parte é igual na nossa e eu me lembro bem que no começo eu nao conseguia fazer nada da aula, porque entre que chegava, mamava, trocava já era quase o fim da aula. Mas de resto é bem diferente. O ritmo é bem mais tranquilo, é uma ginástica bem suave. Muita respiraçao e muito exercício para a parte alta do tronco – foco na amamentaçao – e para o solo pélvico, naturalmente. Nada de abdominais, mas alguns exercícios para as pernas também. A integraçao com os bebês é mais livre. Em cada posiçao ela diz como a gente pode se integrar com a pequena, sempre respeitando o tempo dela. Agora por exemplo que quase todos tem sete ou oito meses como a Ana, eles ficam na deles, rolando pelo chao e a gente tem um pouco mais de liberdade para fazer nossas rotinas.

O mais legal de tudo é que várias etapas do desenvolvimento motor da Ana ela faz lá. Ela sentou sozinha pela primeira vez na ioga e também ficar de quatro, testando o equilíbrio. Eu sei que ela se sente à vontade e segura, conhece as pessoas, interage com os outros bebês, entao me dá muita pena pensar que algum dia a gente vai ter que parar. Mas eu sei que essa vivência ela – e eu – vamos levar pra sempre.

Pra quem quiser experimentar, vale a pena perguntar que tipo de ioga é, as coisas em que a professora acredita e ver uma aula. Mais pra ver o clima entre as pessoas e o estilo, porque é quase certo que o bebê vai chorar no primeiro dia, mas passa.

6 comentários em “Ana na ioga

  1. Eee, obrigada pelo post. Adorei saber como é a aula e como a Ana gosta. E que te faz bem também, é claro (fora o foco na amamentação, que achei bem legal).
    Que foto mais linda!
    E quando vcs começaram? Ela tinha quantos dias/ meses?
    Beijos

    1. Entao, Paloma, a gente começou a Ana tinha um mes. Ela cabia deitada no vao da minha perna cruzada, tinha a cabeça mole e tudo. Mais ou menos na mesma época eu fiz um curso de massagem para bebês que também foi bem legal. Eu tinha o livro da Shantala, mas ver fazer ajuda muito.

      Mariana

      ________________________________

    1. Ah, Carol! Pro próximo, né? Mas sabe que eu fui sem nenhuma pretensao, era só mesmo para ocupar o tempo. E tem mil tipos pa escolher. No meu caso, é como pizzaria e academia: a melhor é a que está mais perto de casa!

Deixe um comentário

