As aventuras de Mini e Maxi

Depois de um longo e tenebroso inverno…

Parece que faz sééééculos que eu nao venho por aqui… Nao aconteceu nada demais, é só que eu tenho uma filha de seis meses que senta – e cai – e nao fica 10 minutos brincando sozinha. Entao eu quase nem consigo ir ao banheiro, quanto mais postar. Mas vou aproveitar a volta do Brasil da Cami pra Berlin e usar a resposta pro comentário dela pra um post inteiramente novo, na maior cara de pau.

Entao, ela disse que lá no Brasa ela “relaxou” com a história de por a Hannah pra dormir e agora ela só dorme no peito – delícia! E que acorda a cada hora e meia e quer peito de novo.

Primeiro eu queria dizer que tem mae que no fundo morre de inveja das maes que fazem o bebê dormir no peito. Porque tem tanta gente buzinando que isso faz mal, mal-cria, dá cárie, que muita gente desiste e perde este grande momento de intimidade e conexao TOTAL.  Essa é a minha opiniao, ok? Por outro lado, tem muita teoria sobre o sono dos bebês, quase uma para cada bebê, o que nao seria nenhum exagero, porque é assim mesmo. Cada um é um e único. Eu entendo um pai e uma mae desesperados porque tem que trabalhar no dia seguinte e nao consegue dormir e tem que tomar uma providência. Mas se isso é um problema dos pais, porque a criança tem que pagar o pato???

A criança tem que dormir, a gente deve prestar atençao aos sinais de que está com sono e dar as condiçoes necessárias para ela poder descansar. Se a coisa ficar estressante pra mae / pai, estressa a criança e pronto, espanta o sono. Mas voltando à Hannah e outros bebês como a Ana que acordam a cada duas horas de noite. Sabe que tem uma explicaçao antropológica pra isso? Os bebês na tribo acordavam pra ver se a mae estava ali e a mae acordava pra ver que o bebê estava bem. Bebê que dormia a noite toda morria!

O Dr. Carlos Gonzalez diz que há muitas maneiras efetivas de acalmar um bebê que chora de noite, mas a mais simples e rápida é o colo, principalmente o da mae. É isso, a Ana dorme comigo porque é conveniente pra mim. Agora mesmo ela acorda provavelmente duas vezes entre às 12 e as 7 da manha. E nao me queixo, porque é mais rápido do que se eu tivesse que ir até o quarto dela. Claro que tem dia que é mais difícil, mas penso que a gente tá aqui pra isso mesmo. No fim, isso também vai passar. Força aí, Cami.

A outra pergunta dela é sobre a comida. Afe, isso também tem uma opiniao para cada criança. O melhor que eu já ouvi foi a mae de um conhecido que punha uma colher de LEITE CONDENSADO na papinha. Em todas, doce ou salgada. E que assim o menino comia tudo! E olha que nem ele nem a irma ficaram obesos. Isso é só um exemplo bizarro de que qualquer coisa que você der vai dar certo. O mais fácil é dar a mesma comida que você come, só que mais cozida e com menos tempero.

A quinua é um pseudo cereal – biologicamente nao é cereal, mas é utilizado como se fosse. É rico em proteínas, por isso é bom pra nao ter que comer tanta carne. Tem gente que mistura com fruta, tem gente que mistura com legumes. Vai ao gosto do freguês, porque a criança vai comer o que você der! Eu comprei uma farinha de quinua pré-cozida, a diferença é que demora menos pra ficar pronta, mas nao deu pra usar porque era bio e veio com um bicho. Devolvi pra loja e resolvi deixar pra lá. Por enquanto a Ana já comeu batata, cenoura, frango, abóbora, abacate, banana, água de arroz, abobrinha, maça, pera e pao. Ponho um pouco de azeite em tudo e ela a-do-ra. O lance é nao estressar com as quantidades ínfimas que ela come e pronto, todos felizes.

Mas aí você falou das frutinhas. Pelo que eu entendi de ler e conversar com outras mamis é que a fruta é primeiro alimento de bebês que começam com a alimentaçao complementária antes dos seis meses, pelo simples motivo que o sistema digestivo ainda nao está bem desenvolvido pra comer outra comida. Daí também as papinhas de arroz, etc. Mas pra quem ficou só com peito até agora, pode começar com algum alimento que tenha ferro porque parece que isso começa a faltar no organismo. E nao esquecer que é um processo e que no final do primeiro ano ela deve comer a mesma coisa que  o resto da casa.

10 comentários em “Depois de um longo e tenebroso inverno…

  1. É como eu digo: colocar a criança pra dormir no peito, dormir junto, dormir separado, cada pai e mãe decidem o que é melhor pra sua família. Errado é matar, roubar, mentir.

    1. Liiiiia! Quem dera todo mundo fosse como você, né? Mas nao, nessas horas todo mundo tem uma opiniao pra gastar. É só dizer que dorme junto que um diz, viixe. Tipo, já era, nunca vai conseguir tirar da cama. Beijo!

  2. oi mari, ai que legal que voce postou assim pra mim 🙂

    tive que ler teu post em umas quatro etapas.

    pois é, a hannah acorda tipo 10, 12 vezes entre 8 da noite e 8 da manha. tipo agora: da meia noite e meia até as 2:50 da manha (tá, to indo dormir super tarde hoje) ela acordou a cada 10 minutos mais ou menos. é que nao to lá na cama com ela e ela me quer lá… ela nem chora de noite nao, nunca, só fica me chamando. dai eu vou, volto, vou e volto. acho que vai passar sim, tá carentinha.

    obrigada pela dica das comidas. pra mim é tao maluco ainda pensar que ela vai comer assim de repente comida que eu estou com mil dedos. do jeito que a hannah é, vai adorar comer, com os olhos já come tudo. cada lugar diz uma coisa a respeito de introducao de sólidos, fico tao zonza com tanta informacao que zero tudo. bom mesmo é trocar as idéias com amigas assim como voce!

    uma amiga que mora em ny me passou na época da gravidez um podcast da nutricionista dela, que dá umas dicas de papinhas. todas vegetarianas, que a mulher é defensora do vegetarianismo, mas uma coisa que achei legal usar que vou procurar por aqui é manteiga de amendoas, pra usar como a grasa. basicamente ela diz que o meal deve ter ingredientes assim: “one fat, one green and one sweet”. nao conheco essa manteiga mas soa bem, nao?

    ufa, escrevi demais. beijo!

    1. Cami, é isso aí, a Hannah vai comer tudo! Só que no começo é tao pouquinho… TEm que ter muuuita paciência. Adorei o comentário da nutricionista, gordura, verdura e doce. É um bom jeito pra saber se a sua comidinha está completa. Outro dia a gente provou o leite materno, e era doce! E todo mundo sabe que é super calórico, assim que tá aí a explicaçao. Depois, o mundo!

      1. é, o meu leite é super doce, nem sei se é extra doce por causa da quantidade de acucar que eu consumo. só sei que a hannah adorou a tal manteiga de amendoas que misturei com a batata doce 😉 resolvi desencanar da paranoia de alergia, se aparecer, vou sacar. bjo!

  3. falou tudo sobre o sono. hj, mãe de 3, minha teoria é de q bbs q dormem a noite toda, sem acordar, e sem terem sido treinados pra isso, são exceção, não a regra. minha caçulinha acorda pra mamar ainda hj, aos 11 meses, dorme comigo, e muitas vezes eu nem percebo q acordou. de manhã nem sei dizer qtas vezes ela mamou de madrugada, e estamos muito bem assim. isso passa, qdo for a hora dela. naturalmente, sem pressão.
    bjo bjo bjo

    1. Renata, obrigada pela sua visita e o comentário gracinha. O que você diz é tao certo… Já dizia o bom senso – e o Dr. Carlos Gonzalez, que se os bebês de peito acordam de noite e os de mamadeira nao, o anormal é dormir a noite toda. Os laboratórios andam gastando a maior grana pra melhorar a fórmula e permitir que os bebês de mamadeira também acordem, porque alguma coisa eles devem perder por nao acordar, hahaha. Bom, posso até estar viajando um pouco, e exagerando um monte, porque tem bebês de peito que dormem a noite toda e de mamadeira que nao, mas é só pra deixar tranquilas mamis como a Cami, quando a pequena Hannah nao dormir a noite toda!

  4. oi mari!

    to dando comidinha pra a hannah e é a coisa mais fofa – ela fica tímida! Ainda nao tá encarando de frente, nao manda quase nada pra dentro. Dei batata doce, abobrinha (odiou) e o suco de uma maca, que passei na centrífuga (mandou 50ml numa levada só!).

    vou tentar fazer uma papinha com a quinoa e depois te conto.

    bjao

Deixe um comentário

