As aventuras de Mini e Maxi

Crianza Natural

Em espanhol, “crianza” é um substantivo relativo ao verbo criar. Um vinho crianza por exemplo é um vinho envelhecido em barrica, menos que um reserva, mas nao é um vinho jovem. Mas o sentido que nos interessa aqui neste blog – por enquanto – é o de criar um filho. Se diz “crianza natural” a uma forma de criar os filhos mais instintiva, mais animal, porque nao. É uma forma de criar que pensa mais nos filhos, em escutar suas necessidades, em dedicar-lhes tempo, antes de tudo. Falando assim, parece a coisa mais óbvia do mundo, mas a gente sabe que nao é. Por isso há tantos livros que “ensinam” a criar filhos e nos enchem de regras muitas vezes absurdas, que só trazem sofrimento a pais e filhos. Por isso uma pressao por parte de todos com perguntas do tipo, “dorme na sua cama?”, “dorme a noite toda?”, “faz birra por qualquer coisa?” Penso muito nesse assunto porque no meu grupo de amigas com filhos – a LIGA – cada uma é de um país e cada uma tem um jeito de criar. Eu gosto muito de todas elas, e por isso nao me censuro se vejo alguma coisa que penso que ela poderia fazer diferente. Isso é parte da amizade, né? Criticar, mostrar outra visao. Nao que eu seja a dona da verdade, nem muito menos, mas é que aí eu também dou liberdade pra elas falarem que que elas quiserem.

Mas enfim, esse blog nao é pra falar do filho dos outros, como muito falo da Ana, né? Hoje eu queria compartilhar um link, de um entrevista com um pediatra que é bem bacana e defensor da lactancia materna e da criaçao natural, o Carlos Gonzalez. Tá em espanhol, mas acho que todo mundo saca alguma coisa, né? Eu gosto da entrevista desde o comecinho, quando ele diz que quem sabe a imortalidade nao está nos filhos? Pois é isso.

Sao nove horas e a Ana está dormindo desde às oito e meia, na nossa cama. Hoje ela tomou vacina e está meio caidinha, mas é tao boa que deu só um grito e depois já estava sorrindo. Nove horas pra Espanha é a hora normal de dormir para as crianças, sabe? Tem gente que deixa até muito mais tarde. Mas eu resolvi que com a ajuda do horario de verao ela vai dormir mais cedo e quando chegar o inverno vai ser mais cedo ainda. Assim a gente vive melhor as manhas, que andam um pouco perdidas por aqui.

Ontem ela passou a tarde com os amiguinhos – a LIGA – e acho que aprendeu uns truques novos. Agora faz brrrrr com a boca quando dou a papinha e já era, tudo pro chao. Nao comeu a fruta de manha e vocês tinham que ver a cara que ela fez quando dei uma batata cozida de tarde. Enfim ,vamos tentando, sem pressa e sem expectativas.

3 comentários em “Crianza Natural

  1. Ai gata! Você tirou o post da minha boca… risos. Adoro o significado da palavra “crianza” e adorei a entrevista com o Dr. Gonzalez.
    Já faz tempo que queria te dizer, que admiro um montão a mãe que você é para a Ana. Gosto demais da leveza que você explica tuas escolhas (na minha opinião super acertadas).
    Tenho me lembrado muito de você, esses dias, tanto que sonhei com vocês, que você me contava da “escolinha” que a Ana ía entrar em setembro.
    Bueno flor, boa pascoa pra vocês, muitos beijos e vamos se ver!

    Fla

  2. Ai que coisa boa… adorei a entrevista e concordo plenamente com o que ele diz. Principalmente a parte do ” si quieres poseer muchas cosas materiales o estar más tiempo con ellos”. É ótimo ter esta visão. Sabe que minha irmã largou a vida profissional para cuidar dos filhos. E tem sido ótimo para todos!
    Outra coisa, a maneira como você está criando a pequena é tão bonita. A cada post transparece mais o seu jeitão de mãe de primeira viagem maravilhada com a realidade da maternidade. Lindo de ver. Logo minha hora chega. rs
    Beijo!

    1. Pati, voc pra mim j como uma amigona e eu dou a maior fora pra vc ser mae logo! o mximo, mesmo quando nao tudo isso.

      Mariana

      ________________________________

Deixe um comentário

