As aventuras de Mini e Maxi · Meleca Amarela

Fralda de pano, a avaliaçao

Tava devendo a avaliaçao sobre as fraldas de pano, né? Primeiro eu esperei dar um mês de uso e que minha mae fosse embora, pra ter a exata noçao da dificuldade que ia ser cuidar desse assunto. Mas aí eu me empolguei e segui e cuidar de uma menina de seis meses consome tanto tempo que deixei essa missao pra lá. Mas aqui vamos nós, já que está terminando o inverno no hemisfério norte e as mamis dessas bandas podem estar pensando – sabiamente – em fazer a inversao na mudança.

Vou contar aqui a minha experiência pessoal, baseada no uso de apenas dois modelos que eu escolhi entre os muitos disponíveis.

Primeiro eu comprei no Brasil as fraldas do fraldabonita.com.br . Além do quesito estético, elas ganham no quesito preço. Mas infelizmente estao muito atrás em tecnologia, por isso para mim nao foram uma boa opçao. No começo até usava quando as outras já tinham terminado, mas nunca de noite. Depois eu acabei comprando duas mais do outro modelo e abandonei as brazucas definitivamente. Como elas sao feitas inteiramente em algodao, qualquer pipizinho de nada já deixa a criança molhada e muito incomodada. E molha por fora também, entao sempre tem que mudar a roupa toda. Por último mas certamente nao menos importante, demora muito mais pra secar, mas imagino que dias de sol ou uma secadora resolvem o problema.

Depois eu comprei umas gringas da marca FuzziBunz. Sao “pockets” de tamanho único entao até hoje a Ana parece um pirulito, porque a bundinha é uma bolinha. O material do “pocket” é sintético, o exterior é impermeável e a parte que está em contato com a pele é de uma especie de forro polar bem macio que seca muito rápido. É bem fresquinho e acho que nao vai dar problema no verao. O recheio absorvente é de uma fibra sintética, e funciona muito bem. Há outras opçoes – de outras marcas – de fibras naturais que servem em qualquer fralda de “pocket” e que sao mais finas, outras mais absorventes, de seda, etc. Quem sabe no verao, ou quando a Ana comece a fazer muito mais pipi eu compra uns recheios novos.

Bom, mas chega de enrolaçao, se você estiver considerando usar essas fraldas é importnate saber como funciona para mim, né? A operaçao é assim: eu tenho 12 e no começo lavava todos os dias, sempre que tivesse acumuladas 7. Mas desde que a minha mae foi embora eu decidi lavar todas de uma vez e enquanto seca uso fralda descartável. Assim eu uso melhor a lavadora. Pensa que até os três meses eu gastava umas três fraldas durante a noite, mas agora ela só faz xixi e dá pra aguentar quase a noite toda. Entao se el lavo de noite muitas vezes de manha já está seca e nem tive que tocar nas descartáveis. Se calha de lavar de dia entao sim, troco algumas até secar. Lavo uma média de três vezes por semana e acho que mesmo com mais fraldas o ideal é lavar a cada dois ou três dias. Na própria web das fraldas eles recomendam começar com 12 e que os pais compram mais no final mas é por questoes estéticas, porque com o tempo a criança usa cada vez menos fraldas, nao o contrário.

Há vários métodos pra cuidar das fraldas. Minha mae lavava na mao antes de deixar de molho e confesso que se tivesse continuado com esse esquema provavelmente já teria desistido. As instruçoes dessa fralda dizem para tirar o excesso de sólidos – ainda nao é o caso da Ana – e deixar em um recipiente seco até a hora de lavar. Eu comprei um óleo de árvore de chá que é antibactericida e deixa um cheiro de “limpo”. Agora que a Ana vai começar a comer sólido o cocô vai mudar e já vou contar aqui como isso muda as coisas, mas por enquanto tá tudo bem.

Eu comecei a escrever este post a Ana tinha um mês e minha avaliaçao era de que dava trabalho mas que valia a pena. Agora eu acho que nao dá quase trabalho, nao sei se é o costume ou que fui melhorando a técnica e agora é como lavar uma máquina mais. Também tem que eu nao me estresso se precisar usar descartável e quando vamos passear sempre levo das duas. Se tivesse que optar outra vez, seguramente escolheria essas mesmas fraldas de novo.

7 comentários em “Fralda de pano, a avaliaçao

  1. Olá, xará! Tudo bem? Gostaria de usar seu post sobre fraldas de pano no meu blog, posso? Eu recentemente fiz um post sobre o assunto, mas nunca havia conhecido alguém que tivesse experimentado as ditas.Gostei do seu blog (vou te seguir!) e, se permitir, vou colocar um link dele no meu, ok? Bjs!

    1. Paty, pois o tempo voa. A pequena j tem seis meses e pra mim tambm parece que era ontem que eu andava por a esperando setembro. Agora tudo muuuito rpido, um dia a Ana sentou, logo ela comea a comer e um dia sem a gente se dar conta ela vai avisar que est saindo de casa, pra morar com o namorado. Vixe!

      Mariana

      ________________________________

  2. Mari, a Emília tá usando a BumGenious. Não consegui comprar a pocket, tava em falta quando minha irmã foi pra NY. Como elas demoram mais pra secar, quando chove uso a secadora.
    Tem uma amiga minha que morava na Inglaterra e tem as Fuzzi Bunz. Achei ainda mais legal, porque elas têm aquele ajuste interno pra mudar de tamanho (as Bum Genious se ajustam com as diferentes fileiras de botão). Super high tech, amei! Se eu tiver de comprar mais, vai ser dessas.

    1. Lia, nao sabe que emoao eu senti ao saber que algum mais nessa blogosfera usa fraldas de pano! Imagino que as suas sejam bem bonitas, n? As que eu tenho sao prticas sim, esse ajuste da perna funciona bem.

      Mariana

      ________________________________

  3. Olá, Mariana! Encontrei este teu post através do link da MarianaMaeDePrimeiraViagem. Desde que engravidei (Maria está com um mês e meio) pensei em não usar fraldas descartaveis na minha pequena. Até comprei umas fraldas reutilizáveis, mas confesso que fiquei meio assustada imaginando o meu dia-a-dia lavando fraldas de algodão e roupas por causa dos vazamentos das ‘calças enxutas’ (é assim que chamamos aqui no Nordeste) e a minha princesa cheia de brotoejas por causa do calor do plástico. Acabei decidindo por utilizá-las quando Maria estivesse mais crescida, fazendo xixi e cocô com menos frequência (não sei se é vantagem). Mas parece que o problema é que eu commprei peças nacionais… e bem simples. Só agora descobri que existem fabricantes que levam isso a sério e gostaria de experimentar. Você sabe se essas fraldas são vendidas aqui no Brasil?
    Beijão pra voc~e e outro pra minha xará, sua linda filhota!

Deixe um comentário

