As aventuras de Mini e Maxi

Liga de la teta fuera

Quarta-feira é dia de reuniao de La Liga. Sao as minhas amigas com bebês que conheci no grupo de lactancia. Eu adoro e nao perco um encontro por nada. Os bebês tem quase a mesma idade entao é legal pra ver como eles vao se desenvolvendo, sem competiçao, mas com muita atençao.

E a gente vai cada semana na casa de uma e cada uma leva uma comida. Para mim é uma surpresa as gostosuras que saem, um verdadeiro banquete. Claro que às vezes a gente erra e um dia por exemplo havia 4 pratos diferentes de frango. Ou semana passada que nao tinha sobremesa e eu tive que improvisar com um brigadeiro – hummm.

Outras vezes, como hoje, a gente erra mesmo. Estava uma delícia, mas parece que alcachofra provoca gases e a Ana se queixou muito. Fiz uma bruschetta de alcachofra e queijo feta que era simplesmente maravilhosa, mas a pequena está sofrendo até agora as consequências…

Tirando a parte trágica e o excesso de comida que em nada favorece a recuperaçao da antiga forma mas ajuda a gente a manter o nível de alegria, a gente costuma falar de temas que afetam aos nossos pimpolhos. Hoje falamos de introduçao de alimenos complementarios ao leite materno e discutimos este texto que é muito interessante. De tudo, eu fiquei com o que achei mais importante:

  • se a ideia é manter a lactancia, se deve oferecer primeiro o leite e depois os outros aimentos.
  • se pode começar com frutas, verduras ou cereales, e nao tem uma boa hora para isso
  • nao há garantia científica de que se der cereais pela noite o bebê vai dormir mais tempo
  • o mais importante é conhecer texturas e sabores para garantir uma alimentaçao variada no futuro
  • O bebê pode comer o mesmo que o resto da família, mas sem sal e amassadinho
  • É importante evitar o excesso de proteínas na alimentaçao!

Assim, terminamos falando da nossa propria experiência, porque a Ana já fica olhando as coisas que a gente come e já dei pra ela lamber maça e banana. Hoje ela lambeu um copo e eu como mae mega-coruja já pensei que logo ela vai tomar água no copo…

6 comentários em “Liga de la teta fuera

    1. É Carol, acho super importante ir a um grupo organizado com algum profissional que de um pouco de base teórica e um apoio emocional no começo da lactância. A “Liga” se conheceu lá, mas agora nós somos amigas e nos reunimos por nossa conta. Ninguém falta e acho que é porque a comida é boa (rsss).

  1. Vou copiar aqui um comentario que me chegou por email – era a minha mae – com a sua experiência pessoal sobre esse teminha brabo:

    “Mariana,

    Pena que a Ana está tão irritada. Isso do que a mãe come passar para o leite e depois pro bebê é jogo duro. Pode ser que você esteja comendo coisa muito ácida, daí o cocô dela também fica ácido e irrita a bundinha….E tem que cuidar pra não comer muita coisa que fermenta, pois o efeito nela é bravo. Você tem esterilizado a chupeta? É importante ferver todos os dias pelo menos 5 minutos, pois pode ser que essa irritação da boca seja por conta de chupeta com micróbios. Li o seu post no blog e as coisas que você anotou. Só acho que essa história de dar cereal é neura de gente que quer ver a criança feito uma bola de gorda. Nem você nem o Pedro comeram cereal e eram fortes na medida certa. O Pedro era até muito gordinho até ter o problema do intestino…. E tem criança que por mais que coma à noite, não dorme a noite toda. E acho difícil que a Ana faça isso porque ela foi acostumada a mamar quando quer, a ser satisfeita quando tem qualquer incômodo e vai continuar assim até ela não precisar mais disso. E isso não é uma crítica, é uma constatação. Foi assim com o Pedro, ele começou a dormir a noite toda a partir dos 2 anos…Acho que chega um momento em que eles sacam que com isso nos controlam e aí o carro pega. Mas como saber quando é esse momento? Difícil, né?”

    É mae, é bem difícil… Mas acho que mentalizar que o tempo quem controla sao eles que fica tuuudo mais fácil. Obrigada por tudo, eu te amo!

  2. mari, sabia q nao tenho seu email? quero falar com vc de barcelona, eu e o martin estamos planejando umas ferias no verao e eu queria ver com vc onde é melhor ficar pra tipo… ir pra praia!!! rsrsrs bj

Deixe um comentário

