Meleca Amarela

Cólica, gases e outras dores de barriga – ATUALIZADO

Antes de ler este post, totalmente baseado na minha experiência e minhas orelhadas, se o tema te interessa lê este artigo do Dr. Carlos Gonzalez http://grupomama.blogspot.com/2009/08/colica-por-dr-gonzalez.html que é bem esclarecedor. Obrigada a Ártemis pela dica. Fala só da cólica, que é um tema tao amplo como misterioso. Quanto mais você ler mais confundida você vai ficar. Por isso com o texto dele fica tudo mais fácil… E se esse é o caso do seu bebê, boa sorte!

*****

Minha mae foi embora hoje, mas nao vou falar desse assunto porque ainda estou assimilando a idéia…

Vou falar de uma grande descoberta que fiz ontem na aula de pos-parto que faço no centro de saúde. Nem toda dor de barriga é igual!!! É que quando a Ana começa a chorar mesmo depois de estar trocada e depois de comer, minha mae dizia: é dor de barriga. Tá bom, mas como a gente resolve? Bom, parece que há pelo menos dois tipos de dor, a de gases e a famosa cólica de lactante.

Pra primeira as receitas sao várias e as teorias muitas. Uns dizem que o que a mae come tem a ver, outros dizem que nao. Na dúvida, deixei de comer todas as coisas que me dao gases e lácteos em geral. Nao gostei muito do resultado, porque gosto muito de iogurte e tal. Por sorte, a enfermeira do curso disse que os derivados do leite nao tem tanta lactose, entao eu posso voltar a comer. A gente sabe que ela tem gases porque o cocô é verde! E além da comida, e muito mais eficiente, sao as massagens. Ela adora e sentimos que estamos mesmo fazendo alguma coisa. Nao é 100%, mas também é muito legal nesse momento em que estamos “nos conhecendo”.

Pra dor de cólica nao tem jeito… Carinho, passeios de sling, banhos quentes. Tudo pra ela esquecer a dor. Porque vem de nenhum lugar e vai embora de repente, é realmente horrível. Nao todos os bebês tem e parece que um dia acaba, como que por mágica.

A pobre da Ana sofre com os dois, claro. Mas pelo menos agora nós sabemos que pra uma tem um remédio, e pra outra, outro. Saber é poder.

12 comentários em “Cólica, gases e outras dores de barriga – ATUALIZADO

    1. Helo, eu te conheço, né? É um bom toque esse que vc deu, entao respondo aqui porque deve ter mais gente curiosa. Na falta de uma explicaçao científica, eu opto por uma versao didática. Penso como se fosse um sinal, pra mae saber que tem alguma coisa errada: amarelo é OK, verde é porque teve algum probleminha de digestao. Nao é como pra gente, os gases no bebe fazem eles chorarem como se lhes estivéssemos batendo muito. É bem triste pra quem ve, tanta lágrima e gritos, mas pro bebê pode ser só um susto. Resumindo, é difícil de explicar, só vendo…

  1. Nossa, morro de medo dessas restrições alimentares na amamentação. Já não como carne, então se me tirarem os laticínios vai ser bem chato. E tem gente que corta o feijão. Sem feijão eu fico anêmica. Socorro.

  2. nossa mari, é punk quando eles têm gases, né?
    eu inventei mil e uma posições (e invento até hoje) que ajudavam o caio a soltar pum. Posições no colo enquanto ele mamava, posições deitatinhas no meu joelho, posições de bruço em cima de mim, e por aí vai! virava e mexia, bastava eu colocar ele nessas posições e vinha um punzão, e depois, às vezes até um cocozão!!!
    e para as cólicas, vc tá certíssima, massaginhas ajudam e muito!!! tem umas técnicas da shantala que também são ótimas, você já tentou?
    mas pelo jeito você tá se saindo uma ótima mãe, super antenada, achei um barato a história dos grupos de mães reais, quem me dera aqui tivesse isso!!
    parabéns por tudo, viu!
    beijoca

Deixe um comentário

