Planeta Parto

Entrando no planeta Parto

P1010893

Para completar a história do parto, tenho que começar com os dias que o antecederam, né? No cursinho de parto, uma pergunta frequente era como a gente sabe quando o parto começou e a outra era como fazer para provocar o parto se ele nao começa sozinho. Cada professora tentava contar uma história curiosa e dar uma dica interessante, das quais duas ficaram na minha cabeça.

Uma dizia que nos dias anteriores ao parto pode ser que você queira fazer alguma coisa estranha e urgente. No caso dela foi ir ao El Corte Ingles olhar a sessao de roupa de cama. No meu caso foi ir ao IKEA! Passamos toda a tarde lá, com as avós e o papi. Nem fiquei cansada, pode? E as contraçoes começaram logo que voltamos pra casa.

E pra preparar o parto, ela recomendou fazer um jantar romântico, em casa ou em um restaurante, com direito a vinho e tudo – a essa altura o bebê já está formado e nao tem importância tomar um pouco de vinho, ou no nosso caso cava. Como a nossa casa estava meio lotada, decidimos ir a um restaurante, perto de casa pro Silviu poder beber também. Isso foi no domingo, antes do IKEA, mas a gente meio que intuia que a Ana nao ia deixar passar outra semana…

P1010897Eu, minha mae e a Sanda na futura casa da Ana, :)) tudo do IKEA.

*************

A Cami Ribas pediu nos comentarios para eu contar como foi a primeira contraçao com dor, porque a Hannah ainda nao está a fim de sair. Como as minhas contraçoes “de treinamento” já eram com dor muitas vezes, o único que aconteceu foi que elas ficaram mais fortes e mais frequentes, mas nao sei bem quando foi a primeira. Entao passo a bola pra vocês, queridas comentaristas, porque já li histórias e mais histórias por aí do tipo “e aí senti que era essa e falei pro marido, vamos pra casa porque começou”.

************

Nao custa nada lembrar aqui os principios do parto: verticalidade, força e movimento! A bichinha tem que descer para o canal do parto, né? Entao o jeito é andar, fazer agachamentos – de leve e apoiando numa cadeira – e qualquer exercício que você já costumava fazer. E quando vem essa contraçaozinha, ensaiar o parto: respirar fundo e relaxar e dar uma voltinha.

E pra explicar melhor isso do jantar romantico, elas no curso falaram muito dos hormonios que atuam no parto: a oxitocina e a adrenalina. Sao contrárias e mutuamente exclusivas! E se é a oxitocina que desencadeia o parto, sua missao é afastar de todas as formas possíveis a adrenalina. Jantar romântico, sexo sem pressa, um passeio agradável no Ikea numa segunda-feira à tarde, a escolha é sua. O importante é nao ter compromisso, porque isso, horário, pressa, preocupaçoes em geral geram adrenalina, que interrompe até parto já iniciado. Entao se você tem alguma coisa pendente, conta pra pagar, amiga pra ligar, parede pra pintar, faça isso já!

E pra finalizar, nao sei se tudo isso que eu escrevi é verdade nem sei se dá certo, porque o início do parto é um mistério para da natureza. Só sei que foi assim.

6 comentários em “Entrando no planeta Parto

  1. oi mari, me conta aí como foi a tua primeira contracao (com dor, nao aquelas indolores que eu tenho e nem realmente percebo que tenho a nao ser pelo CTG). o que voce sentiu e tal. a hannah está enrolando… já deu quase 72 horas e nadinha de tampao nem nada fora as contracoes indolores. conta mais! beijos

  2. oi mari, obrigadíssima.

    claro que amei essa do vinho, tipo a última chance antes dos (pelo menos) seis meses de uma dieta super saudável. nao sabia isso da adrenalina x occitocina, acho que a minha ansiedade acaba liberando adrenalina no corpo e só faz a hannah querer ficar no bem bom da barriga.

    ainda nada por aqui, beijao

  3. maricota… isto de ocitocina, adrenalina, contração… eu não sei nada por que não estou nem perto do mundo das comadres…. mas um vinho e um jantar romântico sempre cai bem… e vc está lindona na foto lá em cima!!!! saudades! beijos! Põe mais fotos da ana??? mais beijo

Deixe um comentário

