Esperando setembro

Ferro, vitamina C, calcio e outros bichos da alimentaçao

Depois de uma gravidez quase sem nenhum momento de tensao, heis que no último exame de sangue deu um resultado baixo em ferro e alto em leucócitos.

Glóbulos blancos em alta pode querer indicar alguma infecçao que o corpo está tratando de combater, entao a doutora pediu pra refazer o exame pra ver se o corpo já tinha cuidado do assunto sozinho entre um exame e outro.

Quanto ao ferro, a doutora Susana disse que eu podia fazer duas coisas: tomar complemento com ferro, ou ficar de olho na alimentaçao pra melhorar a ingestao de ferro. Como o suplemento nao estava nos meus planos – porque me causa uma prisao de ventre enorme e nao quero me preocupar de novo com isso.

Entao fui olhar a alimentaçao. Minha primeira reaçao foi comprar um par de bifes pra fazer na chapa. Quase nao estava comendo carne vermelha e na hora pensei que era isso. E espinafre e outros vegetais de cor escuro. Até aí, tudo senso comum.

Até que comecei a ler sobre o assunto e aprendi coisas incríveis que decidi compartilhar com vocês porque acho que pouca gente sabe!

1. existem dois tipos de ferro, um de fácil absorçao (de origem animal, principalmente a carne vermelha) e outro de difícil absorçao (de origem vegetal, como os vegetais de folhas escuras como brocolis e espinafre).

2. A vitamina C presente na laranja e no tomate por exemplo ajuda a absorçao do ferro animal.

3. a Ingestao de alimentos de origem animal facilita a absorçao do ferro de origem vegetal! Está bem comer carne com legumes e cereais, tipo feijao, lentilha e as folhas verdes escuras.

4. O calcio dificulta a absorçao do ferro, em geral. Daí que queijo, leite, iogurte, sorvete, etc, seja junto com a comida, seja na sobremesa é uma péssima combinaçao no que diz respeito à absorçao do ferro. Parece que um intervalo de 1 hora é suficiente pra anular o efeito.

Como conclusao, o ferro é importante por um monte de motivos e durante a gravidez porque ajuda na formaçao dos glóbulos vermelhos que sao os que levam o oxigênio até a placenta e servem o bebê. Enfim, essencial. Mas em quem nao está grávida, a falta causa cansaço e outras coisinhas chatas que se podem evitar com uma dieta equilibrada e evitando combinaçoes desfavoráveis. A deficiência de ferro pode ser causada pela má ingestao, mas parece que muito mais fácil pela absorçao deficiente.

Daqui pra frente é melhor eu pensar duas vezes antes de comer meu sanduiche de lomo/queso, ou um cheeseburguer e o meu sempre querido iogurte de sobremesa.

SEM EXAGEROS: tem uma corrente de estudos mais natural – das parteiras e doulas do curso que participo – que entende que essa medida padrao do ferro entre 15 e 20 é a de um homem saudável e que na mulher grávida o que ocorre é que aumenta a quantidade de sangue mas ele fica mais diluído e por isso a mediçao é naturalmente mais baixa. Eu só nao lembro quanto mais baixa de 15 elas consideram normal, por isso nao tome nenhuma decisao sem falar com o seu médico. No meu caso, como o meu resultado era de 14 a minha médica nao se alarmou e disse pra eu corrigir com a comida, por isso toda essa pesquisa.

MAIS INFORMAÇAO: Babysol , Bebés y más .

4 comentários em “Ferro, vitamina C, calcio e outros bichos da alimentaçao

  1. Que legal vc compartilhar suas experiência!!! Também sou mãe e pretendo ter outro filho, vou ter esse cuidado com alimentação. Obrigada!!!

    1. Oi Elisangela, obrigada pela visita! , a alimentaao da gente importante tambm. Ser mae no fim pode ajudar a gente a viver melhor. Digo isso tambm aos oito meses da pequena, que j como alguma coisa e eu como o resto… Beijos e volte sempre.

      Mariana

      ________________________________

Deixe um comentário

