Esperando setembro · O parto

Terceira ecografia

O ultrassom da semana 33 – a minha – serve pra ver se o bebê está crescendo bem, onde está a placenta e se está tudo bem com o líquido aminiótico. É bem mais rapidinho que o do segundo trimestre e a verdade é que o doutor, que da outra vez estava cheio de graça hoje tinha muita pressa. Sorte que com a Ana vai tudo lindo, continua crescendo – agora tem uns dois quilos – constante com os exames anteriores. O único porém que é hoje ela estava sentada! Quer dizer, a esta altura ela já devia ter virado, esperando a hora do parto. Mas o doutor mesmo disse que ela nao é muito grande – apesar do tamanho da barriga – pra semana dela, ainda tem espaço de sobra pra virar. Fico aliviada também porque na sexta-feira quando fui no hospital a médica disse que ela estava virada. Se era verdade ou uma técnica pra me deixar tranquila nao sei, mas funcionou.

Mas isso é bom porque vou poder por em prática as dicas da parteira da aula de preparaçao da semana passada. A Alicia disse que em primeiro lugar, nao é porque está sentada que tenho que aceitar que marquem uma cesárea. O melhor é deixar começar o trabalho de parto, ir para o hospital e se estiver mesmo em má posiçao, vamos pra faca, que remédio. Enquanto isso, usar todas as artimanhas conhecidas para que a Ana queira ir para esta posiçao tao natural: em primeiro lugar conversar com o bebê. Explicar pra ela como é importante e como vai ser mais legal pra mim e pra ela se o parto for natural. Também posso usar a temperatura – frio em cima e calor em baixo perto do pubis – pra ensinar onde ela tem que por a cabecinha. É, parece que os bebês gostam de por a cabeça em um lugar pequeno e quentinho. E mesmo quando ela estiver já na posiçao, é melhor que esteja virada para as costas, nao coluna (do bebê) com coluna (da mae). Nao que nao seja possível fazer o parto assim, só que é mais doloroso e demorado, pelas voltas que ele precisa dar para passar no canal do parto. Pra que ela prefira ficar assim, o melhor é adotar posiçoes inclinadas pra frente. Ver tevê apoiada na mesa, no sofá ou numa cadeira. Claro que esta recomendaçao é incompatível com aquela outra que diz pra sentar com os pés pra cima para evitar o inchaço, ops. Ela disse também que pode funcionar bem esfregar o chao, agachada – acho que ela estava brincando. Tudo em nome do bom parto. Outra dica é fazer acupuntura. Essa é capaz que eu tente também mais pra frente, se a Ana nao se virar sozinha.

Pra terminar ela disse que “si el bebé está de culo, es porque la madre está de culo…” Triste realidade essa, porque com esse calor e uma dor nas costas que parece que me deram uma surra, tá difícil manter o animo lá em cima. Fazer exercício entao está até pouco indicado por causa da onda absurda de calor – que só eu noto – que está fazendo por aqui. No fim das contas, além de escrever aqui – e esquecer do assunto – eu também vou apelar para a meditaçao. Depois eu conto os resultados.

9 comentários em “Terceira ecografia

  1. Mariana,

    Ainda tem um tempo para ela virar e, como parece que também tem espaço, no fim tudo dá certo. Estou aqui na torcida e só espero que ela não resolva sair antes do tempo e me fazer perder esse momento tão esperado!
    Beijocas pras duas! Silvia

  2. oi, lindona, quanta emoção pra uma pessoa só. god!!!
    espero que ela vire pro lugar certo e que tudo aconteça naturalmente. estou aqui no Brasil torcendo por vc e pela pequena.
    agora dá pra imaginar o calor que deve estar fazendo por aí… respira fundo gatona e bola pra frente. se anima pra animar a cria tb!!!!!!
    super beijo!

  3. o mari, mas so promete q vc nao sera uma daquelas blogueiras q desaparece apos ter bebe!!! por favor!!! olha, eu nao sou uma pessoa maternal, entao vc nao vai ficar brava se eu falar q acho q essa historia de pedir pro bebe virar é meio fantasia???? sera gente??? num credito, nao….
    bjs e td de bom ai proces

    1. Helo, eu nao vou sumir nao!!! Pelo menos esse nao é o plano. Que engraçado, né? Você e a sua irma sairam iguaizinhas nisso de faltar o lance maternal. Mas sabe que eu também nao tinha nenhuma inclinaçao? Quando via um bebê quase saia correndo, nao via a menor graça. Mas por outro lado tinha vontade de ser mae, como se uma coisa nao tivesse nada a ver com a outra. E só agora que uma coisa juntou na outra, viu?
      E isso de falar com o bebê nao é coisa de maluca, nao. é ciencia! Eles escutam tudinho. E até lembram das músicas que a gente cantava pra barriga. Por isso por via das dúvidas eu vou aqui dizendo pra pequena: vira, vira!

      Todas: eu sei que ela vai virar, mas se nao fosse isso, com que eu ia me preocupar?

  4. olha, não digo q dessa agua nao beberei, adoro crianças, e a sua certamente vai sair muito da linda!
    entao se um dia eu ficar gravida vou ficar repetindo a tabuada, quem sabe o pequeno chega a segunda serie e vira prodigio!!! : )
    nossa, como eu falo besteira!!!! jesus!!!!!

  5. Helo, eu era que nem você. Igualzinho. Eu só sabia que queria ser mae um dia, mas meio sem certeza de que seria uma boa idéia. Aí acontenceu e eu comecei a acreditar em tudo isso. Sério, é mágica.

  6. Mariiiii! dei muita risada lendo esse seu post do vira-vira. lembrei até da musiquinha dos Mamonas Assasinas “roda roda vira…”, hahahaha. Vc pode cantar tambem pra Ana se animar a virar neh? 🙂
    Sabe que uma colega do trabalho que teve bebê ha uns meses, o menino só virou na penúltima, quase última semana. Juro, ela já estava crente que não ia rolar, que no fim das contas ia ser cesárea, e aí o menino virou, encaixou e o parto foi perfeito.
    Beijo grande, amiga! Fica tranquila que de repente a Ana é meio preguiçosa, é daquelas que deixa tudo pra última hora mas no final tudo dá certo 😉

  7. Maricota,

    Acho que as origens baianas da Ana (rimou!) estão claras: ela é mais devagar, mas como disse a Gabi, vai virar, nem que seja na última semana, certo?
    Beijos,

Deixe um comentário

