Esperando setembro

Semana Mundial da amamentaçao

semanadaamamentacao

Que incrível que uma coisa que deveria ser tao natural seja tema de uma semana inteira de debates e eventos, né? Mas é porque por mais que seja natural, nao é uma coisa fácil e automática para todas as maes e bebês… Eu já tinha escrito aqui a convite da Flávia , que está dedicando está semana toda a publicar histórias sobre experiencias de amamentaçao, com final feliz ou nao. Se bem que as positivas se animam mais a escrever, né?  Vi que várias mamis também estao escrevendo e colaborando (aqui, aqui e aqui, só como exemplo), assim que mesmo sem ter nem idéia de como vai ser a minha experiência, dou a maior força pra iniciativa da Flavia e de quebra vou fazendo a minha cabeça. Ano que vem eu conto como foi…

A minha amiga Gabi – que nao tem muito jeito de que vai querer ser mae – comentou lá no outro post e comentou que nao amamentar por opçao é como fazer cesárea por conveniência. Hoje eu li no Dr. Spock que se uns pais nao querem se implicar na criaçao dos filhos, é melhor nao tê-los. Visto do ponto de vista de quem está esperando para ser mae, é como se fosse um pacotao, é tudo junto e com razoes biológicas e psicológicas para ser assim. Nove meses de preparaçao, o parto, a amamentaçao e etc.

Mas eu também li que tem mulheres que escolhem a cesárea porque sao altamente controladoras e inseguras e no meio de tanta incerteza querem pelo menos saber a que horas vai começar o caos. E que amamentar também gera um monte de insegurança porque como o peito nao é transparente, nao dá pra saber se o que o bebê mamou é suficiente. Resumindo, é por pura falta de confiança em si mesma. Pra combater isso, acho que os pais devem se envolver e ajudar. Se estao na mesma sintonia, leram e foram no curso de preparaçao ao parto, eles também sabem que o leite da mae é a melhor fonte de alimento para os bebês, que quanto mais mama mais leite ela produz e por tanto pode proteger a mami da influência nefasta de qualquer pessoa que diga coisas como “acho que o seu leite é fraco”, “dá mamadeira para completar” e outras barbaridades geralmente fruto de más experiências do passado, mas que nao têm porque se repetir.

No fim, eu falo tudo isso assim porque é o que eu penso e porque o blog é meu. Porque jamais criticaria alguém por fazer de outra maneira, cada uma sabe organizar a propria vida, né? Eu tenho uma amiga que foi em três especialistas até conseguir fazer a filha pegar o peito bem e depois amamentou até bem mais que seis meses. E outra que amamentou até os 9 meses mesmo tendo voltado ao trabalho e amamentou também a filha de uma amiga! E outra ainda que começou a completar com fórmula lá pelos 4 meses, quando voltou a trabalhar, e sem grilos. Sao minhas amigas queridas, ouço e guardo, pra quando chegar a minha vez.

Anúncios

2 comentários em “Semana Mundial da amamentaçao

    1. Hahahaha, obrigada Thaís. Eu vou tentando aprender as coisas e a verdade é que eu mudei muito de opiniao depois da gravidez. Está sendo um belo aprendizado. Obrigada pelo link.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s