Esperando setembro · O parto

dematronas


Que bonito este video que mostra umas crianças falando sobre o parto e o papel das “matronas”. Aqui na Espanha, quem acompanha a gravidez e o parto no sistema público de saúde é a parteira. O médico te ve umas tres vezes, mais quando acontece algum problema. Os partos mostrados no video foram feitos em casa, mas o objetivo é que cada vez nos hospitais o parto também seja nosso, e dos bebês. Ou até chegar no nível da Holanda, onde o parto em casa feito pela matrona também está coberto pela seguridad social.
Eu e o Silviu mais ou menos decidimos que o parto vai ser no hospital. Porque vai ter um monte de gente em casa – é o que a gente quer – e porque se acontecer alguma coisa o hospital está realmente longe. Mas ver coisas assim me animam a conversar com a minha matrona sobre o “plano de parto”, onde posso escolher todos os procedimentos que quero ou nao que façam a mim e à pequena. Pequenas coisas como quem está autorizado a estar na sala – o Silviu – e quem nao está – toda a equipe de médicos residentes. Coisas mais complicadas, como as vacinas, a separaçao da bebê, a primeira toma de leite. Já pensar sobre tudo isso antes me dá mais consciência e “poder” sobre este processo, que cada vez mais tenho certeza que vai ser um enorme prazer.

Um comentário em “

Deixe um comentário

