Catalunha · Viagens

Explorando a Catalunya

pueblopobletA história que eu vou contar hoje é velha. Mas é que semana passada, entre que só foram quatro dias e que eu tinha um monte de coisas pra fazer, acabei nao escrevendo. Nosso único programa na Semana Santa foi uma excursao de um dia ao Monastério de Poblet, a uns 150kms de Barcelona em direçao ao centro da Catalunha.

caminhoO território da Catalunha é formado basicamente pelos Pirineus em toda a parte norte, o mar a leste e uma mistura de vales e pequenas montanhas pelo resto. Collserola, a minha montanha, é uma das mais insignificantes. Saindo de Barcelona em direçao ao sul, sudoeste, vamos para Tarragona ou Lleida. O nosso destido era bem entre uma e outra. Tarragona tem um porto, mas é uma das provincias mais pobres da Catalunha. Lleida também, porque apesar de ter uma parte dos Pirineus é basicamente isso, montanha e área de cultivo de frutas e verduras.

Assim que o caminho de Sant Cugat até Poblet era bastante verde, com os vinhedos de um lado e do outro. Fomos sempre pelas estradas nacionais – sem pedágio mas muito mais demoradas – porque é a única forma de ver a paisagem. O caminho em si é bem bonito, passamos pela regiao onde se fabrica a Cava – a versao espanhola do vinho espumante ou champagne – e meu vinho tinto preferido, o Priorat. Visitar uma “finca” é outro passeio de um dia completo, mas prefiro fazer quando já possa beber, se nao nao tem graça.

Antes de chegar a Poblet, passamos por Montblanc, uma vila medieval toda murada, que como nao tem uma das festas medievais mais conhecidas da Espanha. De aí até poblet sao 7 kms e o caminho sempre igual, vinhedos por aqui e por ali.

Monasterio e vinhedosChegamos já era tarde – pra eu comer – e antes de fazer a visita paramos para fazer nosso pic-nic. Depois pra dentro. Diferente de outros lugares históricos religiosos que já tinha visitado, esse nao parecia um museu, deve ser porque há monjes que ainda vivem lá. Vi um dentro da igreja, mas parece que isso nao é comum, durante as visitas eles ficam em uma área onde nós nao temos acesso. A construçao começou no século XI e durou seis séculos, com o que o altar é renascentista e a sacristia nova é barroca. Além de ser muito sóbrio e tranquilo, tem interesse porque aí estao enterradas algumas figuras muito importantes da história da Catalunha, como o Rei Jaume I.

Bonsai giganteAntes os monjes cuidavam dos vinhedos, mas hoje fazem mais a linha intelectuais. Mas como toda a volta do monastério sao vinhedos, eles arrendam apra a Cordoniu, uma das casas mais importantes da Espanha. Lá eles produzem dois vinho, um novo e um mais velho, com uma produçao limitada de umas 1500 garrafas por ano. Lá mesmo dá pra provar e comprar, além de ver os barris onde sao armazenados. O preço da exclusividade.

Esse monastério é parte de uma rota de 3 monastérios cistercinos que estao na mesma regiao. Nós visitamos outro que estava no caminho de volta, que é o de Vallbona de les Monges. É um monastério de mulheres e também é habitado até hoje. Aliás, é o único que nunca deixou de ser habitado, excluindo o período da guerra civil. Mas nesse a gente nao entrou, porque a cidade ao redor também tinha seu encanto. Toda de pedra, com suas portas baixas, foi uma viagem no tempo. Dai voltamos pra casa pela Autopista, assim chegamos mais rápido.

beijo1

Anúncios

5 comentários em “Explorando a Catalunya

  1. ADOREI !!! EU TAMBEM FIZ ESSA VIAGEM ,FOI MARAVILHOSA CONHECER MONT BLANC!! FUI NO DIA DE SAN JORD(SAO JORGE),TODOS ESTAVAM A CARATER MEDIEVAL…JAMAIS VOU ESQUECER A COMIDA.A MUSICA E COM CERTEZA O POVO DAQUELE VILAREJO!!!VALEU A PENA ,TENHO QUE VOLTAR LA DE NOVO!!!ABRAÇOS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s