cozinha

Sufle de batata e funghi porcini

Vixe que com um nome chique assim ninguém vai acreditar. Por isso aqui está a foto:

Sufle com parmesao ralado
Sufle com parmesao ralado

Eu estava em casa – o paro, voces sabem – e me deu vontade de comer salada de batata. Com atum e maionese, hum. Mas quando pensei já estava com fome e nao dava tempo da batata esfriar, entao pensei em fazer alguma coisa com a batata quente mesmo. Primeiro achei na Dona Jaci uma receita de suflê, mas aí ia ter que pensar em alguma coisa pra comer junto. Entao lembrei de uma receita que vi no programa do Karlos Arguiñano, encontrei aqui na web e fiz! Se depois de ler vc achar complicado, nao desanime. O Silviu achou trabalhoso, mas o resultado é ótimo. E depois, se eu posso fazer, qualquer um pode…

sufle de funghi - hum, que delicia
sufle de funghi - hum, que delicia

Para 4 pessoas

500 gr. de champignon (eu nao tinha entao fiz com funghi seco. O mais importante é deixar de molho as duas horas que manda o pacote. E claro que nao pus 500g, usei só 50g e ficou ótimo. Se fizer com champignon usa a quantidade do chef)

2 batatas grandes

1 cebola tipo echalote, aquela pequena perfumada

2 dentes de alho

2 gemas

3 claras

25 gr. de manteiga

1 copo de creme de leite (líquido)

manteiga e farinha para untar

água

azeite

sal e salsinha a gosto

Refogar o alho e a cebola no azeite. Lavar os champignons, cortar em pedacinhos e juntar ao regogado. Deixar cozinhar e reservar.

Cozinhar as batatas na pressao por 5 minutos a partir de quando começa a sair o vapor. Deixe esfriar um pouco, descasque, pique e amasse para fazer um pure. O Karlos diz pra passar na peneira, mas nao entendi o motivo e nao tinha, assim que nao fiz… Por o pure numa vasilha e separar duas colheradas em outra vasilha para fazer um molho mais tarde.

Na vasilha grande junte a manteiga e misture bem, depois os champignones e mistura bem. Bate as gemas – com a batedeira, até aumentar de volume – e misture até ter uma massa homogenea. Monte as claras em neve e junte, sem bater, mas até que este completamente homogenea.

Agora é a montagem. A receita original diz pra untar quatro formas, porque aí fica bem bonito, você desenforma e poe cada uma em um prato. Mas se você nao tiver, “nao passa nada”. Eu fiz com uma forma redonda cheia até a metade.

Assar por 15 minutos a 230 graus em forno preaquecido. Aqui um aparte. Eu deixei 20 minutos e nao queimou. Acho que com 15  vai ficar mais humido, sei lá.

Enquanto isso faça o molhinho, misturando as batatas que estavam reservadas com salsinha picada e o creme de leite. Sirva o molho no centro do prato e monte o sufle em cima – que você tirou previamente da forma com uma espátula. Terminei com queijo parmesao por cima. Muito bom.

via Karlos Arguiñano


Anúncios

4 comentários em “Sufle de batata e funghi porcini

  1. êêê, bem vinda ao clube! tá de quanto tempo?

    menina, tava aqui espiando seu blog, e olha a coincidência: tô indo pra Praga semana que vem! óbvio que tô devorando os post sobre o assunto, adorei!

    linkei, tá?

    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s