Maricotinha e o Vampiro · trilhas

Praha, Prague, Praga

A cidade é como um conto de fadas. Minha mãe e a MP, que nunca tinham ido a Disney, não puderam me dizer a coisa assim tão claro, mas para mim é óbvio. Aqui está a inspiração para várias histórias. Por outro lado, os souvenires se inspiram nos desenhos animados, em um estranho processo de retro-alimentação. Me pergunto se as marionetes tradicionais vendem mais ou menos que as do Pinoquio…

O hotel fica a uns 500 metros de um cruzamento importante que marca o início da cidade velha. Então não é no meio do burburinho mas está perto. Tem bonde na rua do lado, mas ainda não andei neles.

Na noite que cheguei fomos até o relógio astronômico e demos umas voltas assim meio erráticas pelo centro. A arquitetura é muito bonita e tem vários exemplos de Art-nouveau que deixam tudo com um ar assim meio romântico.

Ontem passei o dia todo na rua, vi o Bairro Judeu, a Sinagoga Espanhola e a Igreja de São Nicolau. Ali aprendi sobre a história da reforma religiosa aqui e a caça às bruxas, que resultou fundamental para entender porque há tantas marionetes de bruxas pelas lojas de souvenires e na feira. Comprei a maça da Branca de Neve e fui visitar uma igreja que não tem fachada, a entrada fica num beco. Como se não tivessem mais espaço para construir, ou simplesmente porque não queriam que esta igreja presidisse a praça mais importante da cidade. Vai saber.

Para hoje fica o Castelo e a cidade pequena. Vamos ver quanto eu posso andar antes de ficar exausta.

Um comentário em “Praha, Prague, Praga

  1. Sabia que você iria adorar a cidade. Ela tem uma coisa mágica mesmo. E me arrependi de não ter comprado um marionete quando fui. Agora é tarde…. Reparou no azul, ou verde dos olhos das pessoas? É muito diferente dos outros europeus, tem uma profundidade… E a cor da pele, contrastando, é tudo muito bonito.

Deixe um comentário

