lá fora

O fim do mundo como o conhecemos

Uma pesquisa sobre capital humano e salarios no setor financeiro foi publicada nos Estados Unidos (via El Blog Salmon, em espanhol). Parece que justo antes da crise da bolsa em 29 os salarios dos operadores era altísimo e que depois veio uma regulaçao, o mercado ficou “normal” até o início dos anos 80 quando caiu a lei que regulava o setor. Entao a remuneraçao do pessoal de bancos privados subiu feito espuma, os maiores genios ficaram no mercado e na área de regulaçao os menos favorecidos. Também contribuiu para que empresas eminentemente de produçao como Cargill superara seus ingressos por operaçoes financeiras aos da venda de seus produtos. Empresas de automoveis abriram seus proprios bancos e nao era porque necesitavam ajudar a gente que queria comprar carros, era porque ganhavam dinheiro com isso e ponto. Agora os bancos quebraram e o resto também…

Muito dinheiro disponível e a ambiçao humana é infinita. Li uma vez que nao é mais feliz o que tem muito, mas o que tem mais que os seus vizinhos… E isso era resultado de um estudo serio sobre a felicidade.

Pelo que dizia no tal estudo de salarios, a única forma de voltar à “normalidade” é aumentar a regulaçao. Acho que a estatística é a arte de manipular através dos números, porque agora mesmo qualquer tese vai ser aceita r ponto. Nao sei se vai resolver mais rápido que em outras crises, o que as pessoas precisam é um pouco de segurança, saber quando isso vai melhorar, pra seguir adiante. Qualquer resposta é sufiente. E se alguém diz que agora tem que regular, vao aceitar.

Eu acho que quem ganha dinheiro no mercado vai ganhar com ou sem regulaçao do mercado. E que com tanta informaçao, já era hora de as pessoas aprenderem que nao dá pra ganhar dinheiro sem entender nada do assunto. Já dizia meu avô que “quem nao tem competencia nao se estabelece”. Pra ganhar dinheiro no mercado, é melhor estudar um pouco o assunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s