lá fora

O-ba-ma, O-ba-ma

Dias como hoje entram para a historia, mudam a Historia. Viver este dia é meio como estar dentro do Forrest Gump, mas com plena consciencia das consequencias. Claro que cada dia é importante e cada momento é definitivo, mas a posse do primeiro presidente negro dos Estados Unidos é um fato relevante. Porque todo mundo pensa que os Estados Unidos sao um país – ou eram – racista, mas o impacto é muito maior em países como França e Espanha, pra nao dizer Brasil. Porque o Obama nao é só afro-americano. O cara é filho de imigrante. É a primeira geraçao nascida nos Estados Unidos. É como se um filho de marroquino fosse eleito presidente de governo. Impensável. Acho que mesmo para prefeito e deputado é raro que seja de origem estrangeira.

De qualquer forma, apesar das evidencias, a campanha do Obama nao foi centrada neste fato. Ele ganhou por sus qualidades de orador, por seu poder de acumular apoio en torno a uma platafora de mudanças. Ninguém sabe quanta mudança ele vai poder aplicar, e se elas vao ser boas para o mundo e para os Estados Unidos. Porque está claro que os interesses de um país e seus cidadaos nem sempre coincidem. Mas enfim, se ele pensar no bem geral, pode ser que na media todos saiam ganhando. Menos, mas ganhando.

Minhas preocupaçoes sao – e as escrevo aqui para lembrar no futuro:

  • política comercial: acordos de livre-comercio, relaçoes multi-laterais, medidas protecionistas y subsidios.
  • política ambiental: acordos internacionais para diminuiçao de emissoes de carbono e outras medidas para reduzir o aquecimento global
  • cooperaçao internacional: política de ajudas (USAID), estar atenta a como se faz, porque e em que medida. Hoje em dia é insuficiente e equivocada. Melhor nao fazer que fazer mal.
  • política exterior: apoio a Israel, retirada de Iraque, missoes em Afeganistao e outros conflitos na Africa. A atitude de Obama em relaçao a todas estas iniciativas militares vai dar forma a opiniao pública internacional em relaçao ao sentimento antiamericano. O mundo acha que Obama pode ser um antiamericano dentro do poder, mas é óbvio que isso nao é assim. Também quero saber como fica o tráfico de armas…

Outros pontos de atençao que interessam ao povo americano sao a questao dos direitos sociais como cobertura de seguro de saúde universal e a crise económica. Se os Estados Unidos afundam, o mundo vai ser tragado também. Quanto ao seguro-saúde parece que se todos tiverem será mais barato para todos. As farmaceuticas também ganham e o mundo se beneficia das descobertas de novos remedios.

Como voces podem ver, é uma série de preocupaçoes bastante utópico. Ele vai ter 4 ou 8 anos para fazer isto e muito mais, mas a avaliaçao mesmo é dos primeiros 100 dias. Assim que voltamos a falar do assunto em 1 de maio.

Anúncios

Um comentário em “O-ba-ma, O-ba-ma

  1. Mari,

    Fiquei o dia todo pregada na TV, vendo a posse do Obama. Acho que foi muito importante para o mundo essa mudança. Fiquei orgulhosa, emocionada e esperançosa. Se ele conseguir fazer metade do que disse que fará, já será um ganho enorme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s