bitácora · trilhas

Maricotinha em Madrid

Careta de fim de viagem, matando tempo no aeroporto

Faz um mês que estou neste trabalho novo e estou adorando. Faz duas semanas – se nota que estou ocupada – fui para Madrid. Passamos – eu e Vane – as duas semanas anteriores preparando o show-room para receber os clientes. Todo mundo adorou e eu fiquei super satisfeita, porque para mim tudo isso é novo, né?

E o melhor de tudo é que deu tempo de passear por Madrid. Encontrei a Gabi justo no dia que a gente comemorava 5 anos do início da nossa aventura. Ela também lembrava e foi como comemorar tantos anos de relacionamento. Mesmo que à distância e com um percurso bem diferente, no fim a gente acabou na Espanha mesmo. Fomos jantar no Bazaar, um restaurante bacana no bairro de Chueca. É o bairro mais gay de Madrid, mas também e pelo mesmo motivo o mais descolado. O restô estava cheio de gringos, grupos de amigos, casais de todas as idades, achei bem bacana. A comida tinha inspiraçao oriental e apesar de nao ter nada de mais foi muito bom. O serviço era bom, o pao estava quente e tudo era bonito. E pra completar tinham meia garrafa de vinho e o preço nao era nada caro. Recomendo sempre que importe mais o ambiente e a companhia que a comida, apesar de que como era barato, tampouco posso reclamar muito. A verdade é que da próxima vez vamos insistir para ficar em cima (estava lotado quando chegamos e eram somente 8 da noite), porque fica numa esquina e em lugar de paredes tem um painel de vidro de ponta a ponta, um pouco acima do nivel da rua. Ou seja, de dentro se ve a rua, mas quem está fora nao ve tudo como se fosse uma vitrine. Deve ser bacana para o almoço também.

Também fui jantar, desta vez com a Vanessa, em um bar de tapas extremeño no bairro que que estavamos, Las Huertas. Se chama “Los Conspiradores” e está na Calle de Santa Maria, baixando em direçao a Atocha. Serviço simpático, e olha que dizer isso na Espanha é dizer muito. TInha música ambiente de todo o mundo, e esta noite era jazz. Comemos salami e um queijo típico da Extremadura que vem dentro da casca mas dentro é mole, como um requeijao.

O resto dos lugares que fomos era bem mais alternativo. O almoço do primeiro dia foi no Biótica – também nao tem web – que fica na Calle Amor de Dios esquina com a Santa Maria. Serve comida vegetariana e Macrobiótica e a sala é toda decorada com fotos da dona em viagens por lugares exóticos.

E outro almoço joinha foi em um restaurante chamado Raíces del Mundo, perto do Metro Moncloa ou Islas Filipinas – porque em Madrid o que mais tem é estaçao de metro. A dona é a Marta, super simpática. É m lugar incrível, decorado com detalhes de vários lugares do mundo, mas as mesas e cadeiras foram feitas sob medida. Tampo de vidro e pés de ferro, para imitar as raízes de árvores de todo o mundo.

O que mais me marcou nesta viagem foi visitar lugares onde as pessoas poem seus sonhos em prática, sem medo de errar, ou até errando muito. Fiéis aos próprios ideais, mesmo que adaptando o tempero ou a apresentaçao de um prato para ficar mais apetitoso para o paladar espanhol.

E falando de sonho, a Vanessa me contou de um bar, chamado Bukowski, onde aspirantes a poetas fazem sessoes de leitura de poesias. Ela tem uma amiga que vai sempre, deve ser um ritual interessante.

E termino falando das lojinhas que fomos visitar. Sao meus clientes, mas facilmente eu mesma seria cliente deles. Vendem artesanato de comercio justo e alimentaçao, às vezes importada, às vezes de produçao local, mas sempre comprometida com alguma comunidade, daqui ou dali…

Voltei para a realidade, mas já estou “tocada”. É uma questao de dar mais importancia ao que se compra e se come, e em que fabrica tudo isso.

Deixe um comentário

