da janela

7 de março de 2008

Eleiçoes na Espanha, dois séculos da chegada da corte portuguesa no Brasil.

Vim aqui escrever um pouco só pra dizer que ESTOU TRABALHANDO, apesar de que acho que a maior parte dos meus leitores já saiba disso. Comecei esta segunda-feira e depois de uma semana posso dizer que é um dos melhores trabalhos que já tive. Sei que é cedo para dizer, mas é a real. Só que vou ter que deixar este assunto para depois, porque tem outros temas mais “urgentes”.

Cheguei em casa do trabalho e liguei a tevê enquanto o arroz ficava pronto. Vi umas cenas de um assassinato e pensei que era mais uma mulher morta “em manos de su pareja”, coisa horrível mas que acontece todo dia por aqui. Mas nao, era um atentado do ETA. Domingo sao as eleiçoes gerais e isso pode ter uma repercussao bem forte. Aqui está o link para a notícia no El País, mas o fato é que todos os blogs do mundo estao dando a notícia. Assassinaram a tiros a Isaías Carrasco, um “concejal” do Partido Socialista do País Basco. Foi assim a luz do dia, quando o cara saia de casa. Há gente que diz que ele era um alvo fácil, mas convenhamos, no País Basco todos sao alvos falsos. A notícia é importante porque durante a campanha só atacaram alvos do PSOE. Vivendo isso desde dentro, acho que o grupo nao tem mais nenhuma legitimidade – se é que algum dia teve – para pedir em nome do povo basco a independência. É uma pena e um dos grandes problemas do país.

Do outro lado do “charco”, ou seja, no Brasil, hoje “comemoramos” os 200 anos da chegada de Dom Pedro no Rio de Janeiro, transferindo a capital do vasto reino de Portugal para o Brasil. Como disse o Pedro Dória, esta data definiu o que o Brasil é hoje. Bem ou mal, se o rei nao tivesse fugido pra lá, podíamos estar ainda peor. Ou melhor, se de repente o cara nao vem, morre com a invasao de Napoleao, o Brasil proclama a independência ou mais provavelmente se transforma em várias repúblicas pequenas. Hoje tenho uma aula sobre a economia na América Latina, mas meu palpite é que este dia foi decisivo na formaçao do Brasil como o conhecemos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s