da janela · sala de estar

A chuva e as eleiçoes

Dois dos temas mais incandescentes na Espanha no momento sao a chuva – ou a falta dela – e as eleiçoes. Até a pouco estava bem relaxada, porque a candidatura do Raroy me parecia tao absurda – como seu discurso – que eu nem imaginava a hipótese de que ele ganhasse. Mas nao sei se é coisa da mídia para dar mais audiência aos debates – aqui vale tudo – ou é verdade, mas as pesquisas andam indicando que tem gente que votou no Zapatero a quatro anos e que agora vai votar no Raroy. Só para explicar, o Raroy é o candidato do PP, o Partido popular, que é de extrema direita e representa o xenofobismo mais provinciano. Entre outros pontos de vista “equivicados” este é um que me atinge diretamente. Claro que tem na Espanha uma maioria de desgraçados que ganham salário mínimo, que estao mal-preparados para as mudanças no mercado de trabalho, que nao chegam com dinheiro ao final do mês, que se vem ameaçados pelos imigrantes nos piores trabalhos que existem e que estao sufocados pela subida das hipotecas. Estes nao viram como a España passou a ser um país melhor economicamente, em como a ajuda às maes e aos deficientes melhorou a qualidade de vida de uma parte importante da populaçao, e estao esperando que o super Raroy com sua polícia tire os imigrantes do país. Como se isso fosse possível por passe de mágica e como se isso fosse resolver o problema deles. Mas enfim, a média é medíocre… Espero que faça muito sol no dia das eleiçoes e estes eleitores que vao mudar o voto pro PP vao pra praia, ou pro bar.

O outro tema é a seca. Já faz tempo que os prefeitos andam pedindo pra galera economizar porque no verao vai faltar. E já pararam de regar os jardins e praças até. Uma das soluçoes pensadas foi a de trazer água de navio!!! Isso porque as usinas de dessalinizaçao de água do mar nao estao funcionando a plana capacidade. Mas para alegria de todos hoje está chovendo. Nao é muito e nao vai resolver nada, mas já é um começo.

Na minha vida eu estou aqui, entre a louça na pia e uma caixas ainda por organizar. Vontade mesmo eu tenho que assistir a um capítulo dos “Os Normais” que trouxe do Brasa agora.

Deixe um comentário

