Maricotinha em LA

The Getty Museum

O passeio hoje merece nota mil. Fomos almocar no Getty Museum, um centro cultural enorme construido pelo arquiteto Richard Meier para esta fundacao que pelo visto eh riquissima. Igual ao Getty Villa este eh super organizado e tem varias visitas guiadas durante o dia sobre a arquitetura, os jardins e sobre as obras em si.

Alem de um acervo variado e diversas exposicoes temporarias. O lugar fica numas colinas perto de um bairro chamado Bel-Air, com umas casas super charmosas. Mas o lugar eh tao grande que parece que foi projetado para sobreviver a tudo isso. Ateh mesmo a nos. Depois de pensar muito e perguntar para uns companheiros de tour descobri que este eh o mesmo cara que projetou o MACBA (edit: corrigido pela MP, eu sempre acho que aquele museu se chama CCCB, que na verdade eh o centro cultural que esta atras do MACBA) em Barcelona. Realmente da pra ver pelos materiais e para o fato de que o edificio “dialoga” com o exterior. Quer dizer, a luz exterior eh muito importante e os espacos abertos tambem fazem parte do museu. Melhor entender com fotos que com palavras, mas aqui o que mais me impressionou foi a quantidade de marmore travertino que foi usado no projeto. Chao, parede, estruturas inteiras: uma loucura. E as paredes refletem a luz direta do sol e a que sombreia das colinas, fazendo com que o conjunto todo mude de cor durante o dia. Realmente impressionante.

Acho que quando minha mae perguntou se os pais dele sabiam que eu ia estar aqui quando marcaram a visita eh porque ela sabia de dentro do seu coracao de mae que eles iam querer estar o maior tempo possivel sozinhos com ele. So que nao rolou, porque ele passava o dia todo comigo e a gente se encontrava pra almocar, jantar e fazer alguma coisa mais. Entao no dia do problema com o carro, ela nao disse por mal que eles iam resolver a coisa do jeito dela. Foi so o lado mae aflorando… Hoje eles foram jantar so com ele, afinal de contas fazia muito tempo que eles nao se viam e tal. Considerando tudo, acho que a nota final do encontro foi A. Hoje eu fiz as duas visitas guiadas so com a mae dele e foi otimo. E fiquei sabendo que eles colecionam desenhos de arquitetura, entao sao meus parceiros neste tipo de passeio. O Andrew gosta mais de ficar passeando pelas galerias e jardins e viajando… E o pai dele entende mais que o guia, entao eh meio perda de tempo pra ele. Mas eu gosto muito do tour, porque a guia geralmente faz relacoes entre obras de diferentes periodos e conta certas anedotas de cada obra que so de olhar nao da para perceber.

Acabei o dia no supermercado. Do jeito que vai melhor eu fazer um cartao de cliente!

2 comentários em “The Getty Museum

  1. Cleidinéia, amada, que bom saber tantas coisas da tua viagem! Matei as saudades (e muito tempo de trabalho), pois li cada detalhe das tuas aventuras! Aproveita muito os States com o Master, mesmo que ele venha com o “brinde” mãe-leoa. Ibiza foi o must! A ilha é lindissima, peguei muita praia e só saí uma noite, mas também, já sabe como: até o chão! Gatona, aproveita muito e aqui estarei te esperando para saber os detalhes! A propósito, tem um detalhe da minha vida muuuito importante que to louca pra te contar e sei que vais adorar!!!! Só tu para me fazer entrar a fundo no mundo cibernético. Um beijo enooorme no Andrew, diz que ele tá ótimo nas fotos e quero ver ele logo. Beijos. Maga

  2. Maricota, tô quietinha por que meus pais estão aqui e estou tendo que dividir meus dias entre o trabalho e eles! Só queria fazer uma correção arquitetônica: O Richard Meier fez o MACBA, mas não o CCCB! Voilá!
    Beijos para vc e o Andrew!

Deixe um comentário

